O tigre na sombra

O tigre na sombra Lya Luft


Compartilhe


O tigre na sombra





Neste O tigre na sombra, Lya é fiel ao seu universo de mistério, magia e dramas humanos muito reais que, de uma forma ou de outra, atingem todos nós. Os difíceis relacionamentos amorosos e familiares são o chão sobre o qual suas personagens caminham. O duelo entre vida e morte subjaz a todos os outros temas. O elemento enigmático permanece em muitas figuras, como a singular Vovinha, que ninguém sabe de onde veio e teria sido antes uma sereia, trazida a terra pelo amor do avô marinheiro, o bebê ciclope, o pai de família atormentado que dorme com revólver debaixo do travesseiro. A filha preferida, Dália, que mergulha em desespero; o tigre que, na sombra de um pequeno bosque inexistente, espreita tudo, ou os afogados da casa da praia chamada Casa do Mar, que à noite vêm para a beira das águas e falam com a personagem principal, Dôda.

Dôda é uma menina diferente. Nasceu com uma perna mais curta, mas, embora deficiente, é a dona de todos os mistérios: trilha caminhos que os outros não alcançam, como o mundo dentro dos espelhos — que, segundo ela, têm vida própria e nos observam. Dôda registra a trama de todos, fala por todos, por todos sente e sofre. Brinca com a criança imaginária de uma mulher sem filhos e é acompanhada, em sua dança por esse mundo onírico, pelos passos de veludo de um dócil tigre de olhos azuis. E dialoga com seu alter ego, ou sua gêmea dentro dos espelhos, Dolores, que em muitos aspectos é como ela gostaria de ser.

O mundo do espelho é lugar da liberdade e da poesia. O avesso real é decepção, tragédia, ruptura, caminho inevitável na busca de identidade de Dôda, a menina que se faz mulher.

O romance todo é surpreendente, mas o final deste surpreende ainda mais. E ficamos, como sempre, encantados e enredados nessa ficção que a cada livro mais se aperfeiçoa e seduz.

Edições (1)

ver mais
O tigre na sombra

Similares


Resenhas para O tigre na sombra (15)

ver mais
O tigre na sombra
on 8/1/13


Livro gostoso de ler apesar do tom triste da narrativa. História de uma menina que se sente desprezada e indesejada pela mãe devido a um defeito físico, tem uma perna mais curta do que a outra. Enquanto a irmã Dália é idolatrada pela mãe, Dôda se sente menosprezada. Apesar de toda a tristeza existe muito encanto nas histórias da criança, na convivência doce com os avós,nas conversas com o espelho. É bom ouvir sobre o seu tigre de olhos azuis , o amiguinho invisível, os afogados que pro... leia mais

Estatísticas

Desejam47
Trocam12
Avaliações 4.0 / 308
5
ranking 39
39%
4
ranking 33
33%
3
ranking 21
21%
2
ranking 5
5%
1
ranking 2
2%

23%

77%

Ly Cintra
cadastrou em:
04/10/2012 03:15:43