O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo-comportamentais

O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo-comportamentais Neide A. Zanelatto...


Compartilhe


O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo-comportamentais





A dependência de substâncias é um fenômeno complexo, cujo tratamento deve considerar inúmeras condições, sendo cada paciente visto em sua individualidade. O clínico que atua nessa área não deve desviar-se de seu objetivo principal, que é auxiliar o indivíduo, buscando modificar os comportamentos que facilitam a manutenção da dependência, utilizando, para isso, ferramentas terapêuticas cujos resultados são baseados em evidências.

As terapias cognitivo-comportamentais têm sido referenciadas como abordagens eficazes no tratamento de diversos transtornos psiquiátricos – entre eles os transtornos por uso de substâncias –, e sua aplicação no contexto do tratamento tem se mostrado eficaz tanto para o alcance quanto para a manutenção da abstinência, seja em usuários de álcool, tabaco ou substâncias ilícitas. Este livro, resultado do trabalho de importantes clínicos e pesquisadores na área, se debruça sobre essas abordagens terapêuticas, focando três grupos de correntes teóricas: as terapias de reestruturação cognitiva, as de resolução de problemas e as de treinamento de habilidades.

Edições (1)

ver mais
O Tratamento da Dependência Química e as Terapias Cognitivo-comportamentais

Similares

(12) ver mais
Tratamentos Farmacológicos para Dependência Química
Como lidar com as preocupações
Terapia Cognitiva para os Transtornos de Ansiedade
Dependência Química

Estatísticas

Desejam3
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 4
5
ranking 25
25%
4
ranking 50
50%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

20%

80%

Dayse
cadastrou em:
27/08/2013 16:58:08

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR