O Trato dos Viventes

O Trato dos Viventes Luiz Felipe de Alencastro


Compartilhe


O Trato dos Viventes


Formação do Brasil no Atlântico Sul




Luiz Felipe de Alencastro demonstra um paradoxo histórico - o de que o Brasil se formou fora do Brasil, o de que a nossa história colonial não se confunde com a continuidade do nosso território colonial. A idéia exposta neste livro é nova e relativamente simples - a colonização portuguesa, baseada no escravismo, deu lugar a um espaço econômico e social bipolar, englobando uma zona de produção escravista situada no litoral da América do Sul e uma zona de reprodução de escravos centrada em Angola. Desde o final do século XVI, surge um espaço aterritorial, composto dos enclaves da América portuguesa e das feitorias de Angola. É daí que emerge o Brasil do século XVIII. O autor mostra como essas duas partes unidas pelo oceano se completam num só sistema de exploração colonial cuja singularidade ainda marca profundamente o Brasil contemporâneo.





Opinião do Leitor:



Ricardo Meier / Data: 7/5/2008

Conceito do leitor:

uma nova perspectiva histórica

O livro já e quase um clássico, do quanto de qualidade tem a nossa pesquisa histórica, trazendo novas perspectivas de entendimento sobre temas como a escravidão e nossas raízes.





Jader de Souza Barcellos / Data: 20/5/2003

Conceito do leitor:

Três séculos no Atlântico Sul

Livro interessantíssimo. Muitos estudantes colocam que a grande dificuldade de entendimento da história brasileira está no fato de não compreenderem o processo escravista. Este livro vem auxiliar esse entendimento, ao mostrar a maneira como os escravos chegavam ao Brasil. O autor ao mencionar o Atlântico Sul, explicita muito bem o caminho escravista, vindo da África e chegando ao Brasil. Um grande acréscimo de conhecimento é possível se for lido o livro: Formação Econômica do Brasil, de Celso Furtado.

História / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
O Trato dos Viventes

Similares

(27) ver mais
Idéias em movimento
Flores, votos e balas
O Brasil Imperial - vol. I
Na trama das redes

Resenhas para O Trato dos Viventes (3)

ver mais
on 31/12/09


Mais do que escrever um livro sobre a história do período colonial vivido pelo Brasil, Luiz Felipe de Alencastro mostra a importância de não analisá-lo como uma época reclusa ou apenas ligando-o às rédeas metropolitanas: é preciso enxergar além. É preciso enxergar um mundo ultramarino no qual a América portuguesa se incluía. A formação do Brasil e o sentido da colonização, vertentes delicadas dos estudos históricos brasileiros e, às vezes, evitada pelos historiadores, são lidadas pelo ... leia mais

Estatísticas

Desejam82
Trocam1
Avaliações 4.3 / 54
5
ranking 50
50%
4
ranking 30
30%
3
ranking 20
20%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Lilia Carvalho
cadastrou em:
05/02/2009 13:08:26
Arthur
editou em:
05/12/2016 15:31:48