O Trem que Leva a Esperança

O Trem que Leva a Esperança Alison Pick


Compartilhe


O Trem que Leva a Esperança





A saga de uma família judia separada pelo nazismo

A família Bauer levava uma rotina tranquila na antiga Tchecoslováquia. O rico industrial judeu Pavel Bauer deleitava-se com uísque e charutos caros, enquanto a esposa, Anneliese, usava Chanel e era figura assídua nos salões de ópera. Pepík, filho do casal, vivia sob os cuidados de Marta, a governanta.

Porém, tudo mudou em 1939, ano de eclosão da Segunda Guerra Mundial. A região dos Sudetos, onde os Bauer viviam, foi tomada pelos nazistas e anexada ao território da Alemanha. Em meio à tensão generalizada, o pequeno Pepík e várias crianças judias foram enviadas à Escócia em um Kindertransport. Era o início de uma jornada de incerteza - talvez a única possibilidade de sobrevivência, e também de esperança.

Neste relato, a história da família Bauer é contada através de duas vozes, a da governanta e a da historiadora Lisa, que, já no século XXI, se dedica a pesquisar o destino das crianças que partiram no Kindertransport - muitas das quais não conseguiram rever a família.
O encontro das narrativas revela o destino dos Bauer, o importante papel da história e os caminhos que a humanidade ainda precisa percorrer para corrigir suas terríveis falhas.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
O Trem que Leva a Esperança

Similares


Resenhas para O Trem que Leva a Esperança (4)

ver mais
on 10/6/20


Uma leitura envolvente. Mostrando as dificuldades das famílias judias que eram perseguidas e separadas na Segunda Guerra Mundial.... leia mais

Estatísticas

Desejam23
Trocam3
Avaliações 4.0 / 12
5
ranking 42
42%
4
ranking 33
33%
3
ranking 25
25%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

João gregorio
cadastrou em:
27/02/2018 15:44:26
Nana
editou em:
27/02/2018 18:27:00