O Tronco e os Ramos

O Tronco e os Ramos Renato Mezan


Compartilhe


O Tronco e os Ramos


Estudos de História da Psicanálise




Quais as relações entre o pensamento de Freud e o de seus sucessores? Responder a essa pergunta significa escrever uma história da psicanálise, tarefa que pressupõe o domínio dos conceitos da disciplina e o conhecimento de sua cronologia. Eis o desafio a que Renato Mezan tem se dedicado ao longo de mais de trinta anos.
Este livro reconstitui a tradição dos estudos de psicanálise. O autor analisa não só textos fundamentais de Freud e cartas trocadas por ele com Ferenczi, Abraham, Jung, Fliess, mas também desdobramentos do tronco freudiano, autores centrais como Winnicott, Melanie Klein, Bion e Lacan - todos apreendidos junto de vasta bibliografia.
Interessado em esclarecer os vínculos entre as diversas escolas de psicanálise e as descobertas de Freud, o autor adota uma perspectiva histórica capaz de reunir e constituir conhecimento, diferenciando-se dos partidarismos que tomam determinada corrente como verdade absoluta, com as consequências de dogmatismo e intolerância.
Atento à história e à atualidade, o autor vê lugar para a psiquiatria moderna e também para os métodos clínicos baseados na herança de Freud: se certos transtornos podem ser aliviados por meios químicos, a psicanálise é útil para se compreender a vida psíquica, o sentido daquilo que os meios químicos ajudam a controlar.
Por meio de um texto denso e fluente, Mezan partilha com o leitor comum, estudantes e especialistas seu fascínio por Freud e pela história da psicanálise, movendo-se por um olhar generoso aos problemas humanos, históricos e contemporâneos.
Com erudição e clareza de sobra, este livro transforma a jornada pela história da psicanálise numa viagem pela cultura ocidental, num percurso que evidencia o protagonismo de Renato Mezan no panorama do ensaísmo brasileiro.

Edições (1)

ver mais
O Tronco e os Ramos

Similares

(11) ver mais
Introdução ao Narcisismo, Ensaios de Metapsicologia e Outros Textos
Totem e Tabu, Contribuição à História do Movimento Psicanalítico e Outros Texto
Observações Sobre Um Caso de Neurose Obsessiva, Uma Recordação de Infância de Leonardo da Vinci e Outros Textos (1909-1910)
Conferências Introdutórias à Psicanálise

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.5 / 2
5
ranking 50
50%
4
ranking 50
50%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Marcos
cadastrou em:
07/03/2014 19:42:11