O Vampiro de Curitiba

O Vampiro de Curitiba Dalton Trevisan
ana lee


Compartilhe


O Vampiro de Curitiba





Esse herói moderno vive suas peripécias sob o estigma do vampiro, tentando firmar-se e obter reconhecimento do mundo e da mulher. Para tanto, deve demonstrar não só sua virilidade, mas principalmente seu descontentamento diante das coisas, exigindo um comportamento humilhante por parte da mulher. No percurso desse Ulisses moderno, surgirão Penélopes sempre dispostas a reconhecê-lo como seu amo e senhor, desde que demonstre sua força. Assim, ele não se deixa levar por nenhum sentimento, pois tem de assumir um papel no qual a mulher representaria sempre o lado passivo.

São vários os contos que tratam de mulheres que, atacadas pelo vampiro, se entregam de corpo e alma, porque veem nele um sucedâneo dos galãs de cinema, que as conduziria ao paraíso existencial. Contudo, apesar de a entrega se justificar em nome do encontro do “Príncipe Encantado”, verifica-se que ele encobre o significado do ato sexual como mero prazer físico, isto é, como liberação dos instintos por parte do homem.

Contos / Literatura Brasileira

Edições (8)

ver mais
O Vampiro de Curitiba
O Vampiro de Curitiba
O Vampiro de Curitiba
O Vampiro de Curitiba

Similares

(10) ver mais
Os Contos de Vlad
Legião de Vampiros
Bocas Malditas
El vampiro

Resenhas para O Vampiro de Curitiba (41)

ver mais
on 7/12/09


Um livro de frases curtas, de idéias soltas. A estética peculiar dos contos nos deixa genialmente "perdidos", o tempo corre mas não entendemos bem como. Nelsinho - um tarado obsessivo - não é totalmente compreensível, é trágico, é cômico, é um herói completamente sem caráter. Pra mim, os melhores contos são "Debaixo da Ponte Preta", "Arara Bêbada", "A Noite da Paixão" e "O Vampiro de Curitiba". É uma obra interessante pra quem gosta de literatura brasileira.... leia mais

Estatísticas

Desejam165
Trocam9
Avaliações 3.3 / 989
5
ranking 18
18%
4
ranking 26
26%
3
ranking 32
32%
2
ranking 16
16%
1
ranking 8
8%

41%

59%

Mendes-Neto
cadastrou em:
24/06/2009 18:48:23
Cioran E.
editou em:
12/02/2016 01:04:23