O Xá dos Xás

O Xá dos Xás Ryszard Kapuscinski


Compartilhe


O Xá dos Xás (Jornalismo Literário)


A Queda do último Xá do Irã, que Pretendia Transformar seu País Numa Superpotência




Nos anos 1950, com o repentino aumento do preço do petróleo, o Irã embarcou em um extraordinário processo de modernização. Foram importados armamentos, carros, aviões, tudo o que para o xá era sinônimo de desenvolvimento. Em 1979, no entanto, seu projeto de “Grande Civilização” ruiu: sob o impacto de manifestações populares e a pressão dos religiosos xiitas, o reinado despótico de Mohammed Reza Pahlevi chegou ao fim.

Para narrar o processo de ascensão e queda do último xá do Irã, Kapuscinski lança mão de uma técnica mista, em que entram narrativa histórica, crônica jornalística e escrita de ficção. Sem entrevistar representantes do novo governo ou adentrar o palácio onde viveu o xá, o autor busca no homem comum o significado profundo da cultura, da religiosidade e da revolução iraniana.

Nesta brilhante cobertura, o jornalista-escritor põe em prática sua convicção de que “todos os livros sobre as revoluções [...] deveriam começar com um capítulo com tons psicológicos, em que se descrevesse o momento em que um homem sofrido e apavorado repentinamente derrota o terror; o instante em que ele deixa de sentir medo”.

História / Literatura Estrangeira / Não-ficção / Política

Edições (1)

ver mais
O Xá dos Xás

Similares

(13) ver mais
A Milésima Segunda Noite Da Avenida Paulista
A Guerra do Futebol
O Imperador
A Feijoada que Derrubou o Governo

Resenhas para O Xá dos Xás (3)

ver mais
Nas entranhas do jornalismo
on 2/2/21


Em uma linguagem não convencional, o autor traz frames do povo do Irã e seus costumes e hábitos sobre política. Contextualiza a a mudança de regime e revela estratégias políticas que fracassaram. A narrativa vai além de fatos jornalísticos, mostrando a sociedade por trás da pauta imediatista. Fiquei com vontade de conhecer outras obras do autor.... leia mais

Estatísticas

Desejam91
Trocam2
Avaliações 4.2 / 90
5
ranking 41
41%
4
ranking 46
46%
3
ranking 10
10%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Denis
cadastrou em:
01/03/2012 20:08:57
Cioran E.
editou em:
04/12/2018 20:15:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR