Ódio, amizade, namoro, amor, casamento

Ódio, amizade, namoro, amor, casamento Alice Munro


Compartilhe


Ódio, amizade, namoro, amor, casamento





Ódio, amizade, namoro, amor, casamento é uma reunião de nove contos, marcados pela ótica intimista de Alice Munro. O primeiro deles, que dá nome à obra, relata a história de Johanna Parry, mulher comum em conflito com a própria aparência que parece fadada à desilusão amorosa, mas que ironicamente acaba unida a um homem pelo acaso. Em Ponte flutuante, Jinny recupera-se de grave enfermidade enquanto se deixa seduzir por um adolescente, em momento de inigualável poesia. Mobília de família, por sua vez, traz o perfil de Alfrida, tia masculinizada e moderna que é admirada pela sobrinha – com quem corta relações quando esta última a torna personagem de livro, relatando uma tragédia pessoal da tia. A pitada de sarcasmo está em Conforto, conto no qual Nina busca encontrar um bilhete de despedida do marido Lewis, cético suicida que despertara a ira dos religiosos da cidade.



A supremacia do destino parece controlar a vida dos personagens e, sob a superfície delicada de certas situações, revela-se a mais pura crueldade, como ocorre em Urtigas. Aliada à imprevisibilidade constante de suas histórias, à capacidade de descrever acontecimentos banais sem que eles resvalem no lugar-comum e a compreensão do universo feminino fazem de Alice Munro um dos nomes mais importantes da literatura canadense.

Literatura Estrangeira

Edições (4)

ver mais
Ódio, Amizade, Namoro, Amor, Casamento
Ódio, amizade, namoro, amor, casamento
Ódio, amizade, namoro, amor, casamento
Hateship, Friendship, Courtship, Loveship, Marriage: Stories

Similares

(10) ver mais
Fugitiva
Casamento , Missão Impossivel - Só para homens
A Vista de Castle Rock
Amiga de Juventude

Resenhas para Ódio, amizade, namoro, amor, casamento (10)

ver mais
Mulheres de Alice
on 13/7/14


Até outubro de 2013, quando foi agraciada com o Prêmio Nobel, confesso que Alice Munro era para mim uma ilustre desconhecida. Por sinal, a láurea maior da Literatura mundial tem muitas vezes essa função : a de permitir aos leitores não profissionais o acesso à autores muitas vezes restritos praticamente aos seus países de origem ou à círculos acadêmicos limitados. Em grande parte, esse era o caso da escritora canadense. Ódio, Amizade, Namoro, Amor e Casamento (Editora Globo, 2013) é um... leia mais

Vídeos Ódio, amizade, namoro, amor, casamento (1)

ver mais
Alice Munro - Ódio, amizade, namoro, amor, casamento #VEDA #5

Alice Munro - Ódio, amizade, namoro, amor, ca


Estatísticas

Desejam141
Trocam1
Avaliações 4.0 / 192
5
ranking 34
34%
4
ranking 38
38%
3
ranking 20
20%
2
ranking 6
6%
1
ranking 1
1%

23%

77%

Ronnie K.
cadastrou em:
05/04/2009 18:57:53