Oiobomé

Oiobomé Nei Lopes


Compartilhe


Oiobomé


A epopeia de uma nação




No final do século XVIII, o ex-escravo Francisco Domingo Vieira dos Santos - mais conhecido como Dos Santos -, no intuito de evitar retaliações causadas por sua participação nas reuniões dos inconfidentes de Vila Rica, decide fugir do Rio de Janeiro. Chega então à província de Santa Maria de Belém do Grão-Pará, no norte do Brasil. Lá, com o apoio de quilombolas e indígenas, vítimas de grandes humilhações do governo, funda, na ilha de Marajó, a nação de Oiobomé - assim denominada em homenagem ao império iorubá de Oyó, na atual Nigéria, e ao reino de Abomé, no atual Benin.

Nessa ilha, Dos Santos, seus descendentes e seus sucessores, através de várias gerações, vão superar todos os empecilhos históricos, desde apoiar a saga emancipadora de um certo Simón Bolívar y Palácios até enfrentar as tropas de dom João e Carlota Joaquina, reis de Portugal, para criar o país mais moderno e desenvolvido das Américas - uma monarquia constitucional, onde a língua oficial é o oiobomês e na qual não há analfabetos.

Com doses de humor, aventura e muita imaginação, Nei Lopes nos brinda com a história fictícia de uma nação que já nasceu quase perfeita e que se desenvolveu tecnologicamente na mesma proporção em que preservou e valorizou suas raízes afro-indígenas.

Ficção / História / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Oiobomé

Similares

(3) ver mais
Partido-Alto: Samba de Bamba
Dicionário escolar afro-brasileiro
Sambeabá

Resenhas para Oiobomé (2)

ver mais
?Oiobomé: A Epopéia de uma Nação, Nei Lopes ?O livro fala da criação de um país fictício no Século XVIII por Francisco Domingo Vieira dos Santos, um ex-escravo, que conhece Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, e acaba envolvido com os inconfidentes. Depois da prisão de Tiradentes, dos Santos foge para o Pará, e na ilha de Marajó, funda com negros e indígenas Oiobomé. Vamos acompanhar o País por séculos. Um País rico, onde teve ditaduras, socialismo, guerras e outras formas de... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.7 / 17
5
ranking 47
47%
4
ranking 18
18%
3
ranking 18
18%
2
ranking 18
18%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Janaína
cadastrou em:
28/11/2011 19:23:47
Jenifer
editou em:
19/11/2020 16:21:20