Olga Benario Prestes

Olga Benario Prestes Anita Leocádia Prestes


Compartilhe


Olga Benario Prestes


Uma comunista nos arquivos da Gestapo




Esta breve narrativa biográfica contém não apenas preciosidades históricas e raridades documentais – que, por si sós, já valeriam a leitura –, ela oferece a perfeita dimensão da luta diária de Olga Benario Prestes por seus ideais, mesmo nas condições mais adversas.


A resistência da jovem revolucionária diante da gigantesca e cruel máquina do Terceiro Reich, que a considerava uma “comunista perigosa”, parece ainda pulsar nestas páginas, como se seu coração, calado há 75 anos, ainda batesse.


Um coração destemido, que, encarcerado, soube conjugar a luta política, o amor pelo grande companheiro e a preocupação com a educação da filha, de quem fora afastada prematuramente.


Após a abertura dos arquivos da Gestapo, essa filha, a historiadora Anita Leocadia Prestes, debruçou-se sobre as cerca de 2 mil páginas a respeito de Olga, recheadas de documentos inéditos, para trazer à tona informações até então desconhecidas.


Em uma narrativa original, Anita revela a firmeza inabalável da revolucionária nos anos que antecederam seu assassinato no campo de concentração de Bernburg em abril de 1942.


Enquanto, na prisão, Olga nutria esperanças de conseguir asilo em outro país, e, fora dela, sua sogra e sua cunhada faziam de tudo para que ela fosse libertada, os nazistas nunca consideraram essa hipótese.


No entanto, ela jamais se curvou a seus algozes, jamais entregou companheiros e nem sequer revelou suas atividades políticas, ainda que a chantageassem com a perspectiva de voltar a ver a filha.


Mais do que peças faltantes no quebra-cabeça da história, os documentos reproduzidos nessa obra, especialmente a correspondência inédita entre Olga e Luiz Carlos Prestes, nos permitem enxergar o presente com outros olhos.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / Política

Edições (1)

ver mais
Olga Benario Prestes

Similares

(1) ver mais
Viver é tomar partido

Resenhas para Olga Benario Prestes (6)

ver mais
A vida e a luta de Olga: um marco da violência contemporânea

(Esta é uma resenha mais curtinha que faz parte de uma grande publicação dentro do nosso site. O link está no final do texto) Por Thamirys Gênova A corajosa Olga Benário (1908-1942) foi uma militante comunista alemã e de origem judia que viajou ao Brasil para auxiliar Luiz Carlos Prestes, um dos líderes comunistas no Brasil, a articular o que ficou conhecido como a Intentona Comunista. Os dois acabaram por tornar-se um casal e trabalharam juntos para tomar o poder das mãos de Get... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam1
Avaliações 4.5 / 91
5
ranking 59
59%
4
ranking 33
33%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

22%

78%

João gregorio
cadastrou em:
30/04/2017 11:21:58
Cardoso
editou em:
22/09/2017 18:21:04