Olhos d

Olhos d'água Conceição Evaristo


Compartilhe


Olhos d'água





Em Olhos d’água Conceição Evaristo ajusta o foco de seu interesse na população afro-brasileira abordando, sem meias palavras, a pobreza e a violência urbana que a acometem.

Sem sentimentalismos, mas sempre incorporando a tessitura poética à ficção, seus contos apresentam uma significativa galeria de mulheres: Ana Davenga, a mendiga Duzu-Querença, Natalina, Luamanda, Cida, a menina Zaíta. Ou serão todas a mesma mulher, captada e recriada no caleidoscópio da literatura em variados instantâneos da vida? Elas diferem em idade e em conjunturas de experiências, mas compartilham da mesma vida de ferro, equilibrando-se na frágil vara que, lemos no conto O cooper de Cida, é a corda bamba do tempo.

Em Olhos d’água estão presentes mães, muitas mães. E também filhas, avós, amantes, homens e mulheres – todos evocados em seus vínculos e dilemas sociais, sexuais, existenciais, numa pluralidade e vulnerabilidade que constituem a humana condição. Sem quaisquer idealizações, são aqui recriadas com firmeza e talento as duras condições enfrentadas pela comunidade afro-brasileira.

Conceição Evaristo é mestra em Literatura Brasileira pela PUC-Rio, e doutora em Literatura Comparada pela Universidade Federal Fluminense. Suas obras, em especial o romance Ponciá Vicêncio, de 2003, abordam temas como a discriminação racial de gênero e de classe. A obra foi traduzida para o inglês e publicada nos Estados Unidos em 2007.

Contos / Ficção / Literatura Brasileira

Edições (5)

ver mais
Olhos d
Olhos d
Olhos d
Olhos d

Similares

(40) ver mais
Poemas da recordação e outros movimentos
Insubmissas Lágrimas de mulheres
Becos da Memória
Ponciá Vicêncio

Resenhas para Olhos d'água (1.428)

ver mais
Olhos D'água - Conceição Evaristo
on 14/4/22


No conto de abertura, ?Olhos d?água?, acompanha-se as memórias de uma filha que recordar-se de sua história com a mãe, mas que não consegue lembrar qual era a cor dos olhos dela e isso atormenta suas reflexões. Em ?Ana Davenga?, segue-se a história de Ana, que, apreensiva, espera a chegada do marido em casa em uma noite em que tudo parece ter dado errado. ?Duzu-Querança? trata sobre uma avó que observa os netos e reflete sobre seu passado marcado por vivências que a fazem desejar alg... leia mais

Vídeos Olhos d'água (16)

ver mais
Resenha - Olhos d'água

Resenha - Olhos d'água

Olhos d'água, da Conceição Evaristo ? Um Bookaholic

Olhos d'água, da Conceição Evaristo ? Um Book

OLHOS D'ÁGUA, de Conceição Evaristo

OLHOS D'ÁGUA, de Conceição Evaristo

Olhos d'água | #229 Li e foi chocante

Olhos d'água | #229 Li e foi chocante


Estatísticas

Desejam1.248
Trocam7
Avaliações 4.5 / 9.436
5
ranking 66
66%
4
ranking 27
27%
3
ranking 6
6%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

17%

83%

Well
cadastrou em:
25/03/2021 17:42:13
Jenifer
editou em:
23/07/2022 22:47:19

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR