Ombela

Ombela Ondjaki


Compartilhe


Ombela


a origem das chuvas




Para alguns a chuva é benção. Quando ela chega saudando o “inverno” nordestino é sinal que a colheita está salva, que os açudes voltarão a encher e que a vida prosseguirá nos rios fecundando a terra seca.

Para outros ela chega sem avisar e com a força da tragédia. Chuvas de verão cada vez mais violentas fazem o povo do Sudeste olhar com medo para o céu no começo de cada novo ano.

Em Angola, Ombela é uma deusa que, ao chorar de tristeza, fez nascer a chuva. Mas para que ela não fizesse mal aos que vivem na terra, Ombela resolveu chorar apenas nos mares. Nem sempre é tempo de estar alegre e até os deuses têm seus dias ruins. O pai de Ombela ensina que chorar pode ser bom e que a alegria pode fazer surgir um outro tipo de lágrima.

Hora para sorrir e hora para chorar. Ombela aprende que há tempo para tudo e com a ajuda de seu pai, suas lágrimas doces e salgadas encontram outros lugares para ir todos os dias.

Com Ombela, em 2011, o escritor angolano Ondjaki recebeu o Prêmio Caxinde do Conto Infantil.

Contos / Ficção / Infantil / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Ombela

Similares


Resenhas para Ombela (8)

ver mais
on 14/7/22


Muito bom, e por mais que seja um livro infantil, tem uma história super bonitinha e emocionante. Sem contar que é uma leitura rápida por ter poucas páginas... leia mais

Estatísticas

Desejam9
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 55
5
ranking 62
62%
4
ranking 27
27%
3
ranking 9
9%
2
ranking 0
0%
1
ranking 2
2%

16%

84%

Paula
cadastrou em:
10/09/2014 13:33:53
Jenifer
editou em:
12/07/2021 19:54:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR