Orgulho e Preconceito

Orgulho e Preconceito Jane Austen


Compartilhe


Orgulho e Preconceito





Considerada a primeira romancista moderna da literatura inglesa, Jane Austen começou seu segundo romance, ORGULHO E PRECONCEITO, antes dos 21 anos de idade. Assim como em outras obras de Austen, o livro é escrito de forma satírica.

ORGULHO E PRECONCEITO, pode ser considerado como especial porque transcende o preconceito causado pelas falsas primeiras impressões e adentra no psicológico, mostrando como o auto-conhecimento pode interferir nos julgamentos errôneos feitos a outras pessoas.

A autora revela certas e posturas de seus personagens em situações cotidianas que, muitas vezes, causam momentos cômicos aos leitores, dando um caráter mais leve e satírico ao livro. As emoções e sentimentos devem ser decifrados por quem decidir mergulhar na obra de Jane Austen, uma vez que encobertos nas entrelinhas do texto. A escritora inglesa apresenta seu poder de expressar a discriminação de maneira sutil e perspicaz em ORGULHO E PRECONCEITO; ela é capaz de transmitir mensagens complexas valendo-se de seu estilo a um tempo simples e espirituoso.

O principal assunto do livro é contemplado logo na frase inicial, quando a autora menciona que um homem solteiro e possuidor de grande fortuna deve ser o desejo de uma esposa. Com esta citação, Jane Austen faz três referências importantes: a autora declara que o foco da trama será os relacionamentos e os casamentos, dá um tom de humor á obra ao falar de maneira inteligente acerca de um tema comum, e prepara o leitor para uma caçada de um marido em busca da esposa ideal e de uma mulher perseguindo pretendentes.

O romance retrata a relação entre Elizabeth Bennet (Lizzy) e Fitzwilliam Darcy na Inglaterra rural do século XVIII. Lizzy possui outras quatro irmãs, nenhuma delas casadas, o que a Sra. Bennet, mãe de Lizzy, considera um absurdo.

Quando o Sr. Bingley, jovem bem sucedido, aluga uma mansão próxima da casa dos Bennet, a Sra. Bennet vê nele um possível
marido para uma de suas filhas. Enquanto o Sr. Bingley é visto com bons olhos por todos, o Sr. Darcy, por seu jeito frio, é mal falado. Lizzy, em particular, desgosta imensamente dele, por ele ter ferido seu orgulho na primeira vez em que se encontram. A recíproca não é verdadeira. Mesmo com uma má primeira impressão, Darcy realmente se encanta por Lizzy, sem que ela saiba do fato. A partir daí o livro mostra a evolução do relacionamento entre eles e os que os rodeiam, mostrando também, desse modo, a sociedade do final do século XVIII.

Considerado a obra prima de Jane Austen, ORGULHO E PRECONCEITO ganhou diversas versões para o cinema e televisão, a mais recente em 2005, com interpretações de Keira Knightley e Matthew Macfadyen nos papéis principais.


EDIÇÃO BILÍNGUE

Ficção / Romance / Literatura Estrangeira

Edições (97)

ver mais
Orgulho e Preconceito
Orgulho e Preconceito
Orgulho e preconceito
Orgulho e Preconceito

Similares

(99) ver mais
Grandes Obras de Jane Austen
Razão e sensibilidade
Mansfield Park
Orgulho e Preconceito

Resenhas para Orgulho e Preconceito (10.786)

ver mais
on 11/7/09


O que mais eu poderia dizer, além de afirmar a perfeição dessa história? Jane Austen no momento é a minha autora preferida, de longe. Lizzie Bennet é uma heroína atualíssima e apaixonante. Ao contrário da maior parte das moças de sua época, ela é inteligente, perspicaz e além disso, muito carismática. Em uma época onde casamentos por interesses eram tão comuns, aqueles que conquistam a sua felicidade em Orgulho e Preconceito são justamento os que se casam por amor, e os personagens qu... leia mais

Vídeos Orgulho e Preconceito (54)

ver mais
Lendo ?orgulho e preconceito? pela primeira vez | Eu finalmente li Jane Austen

Lendo ?orgulho e preconceito? pela primeira v

Vlog Rotina literária de Maio by leitora apaixonada

Vlog Rotina literária de Maio by leitora apai

Livro: Orgulho e Preconceito (Jane Austen)  ? Junior Costa

Livro: Orgulho e Preconceito (Jane Austen) ?

ORGULHO E PRECONCEITO, o novelão de Jane Austen | Mil Páginas

ORGULHO E PRECONCEITO, o novelão de Jane Aust


Estatísticas

Desejam9.909
Trocam666
Avaliações 4.5 / 101.858
5
ranking 69
69%
4
ranking 22
22%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

8%

92%

Jeanine
editou em:
10/05/2023 16:23:42
Jeanine
aprovou em:
10/05/2023 16:24:00

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR