Origens do Totalitarismo

Origens do Totalitarismo Hannah Arendt


Compartilhe


Origens do Totalitarismo


Anti-Semitismo, Imperialismo, Totalitarismo




Escrita em 1951, esta obra trouxe um contributo fundamental para a compreensão do totalitarismo, tanto no caso soviético com a luta de classes, como no nazismo com a luta de raças. Hannah Arendt apresenta um quadro completo da organização totalitária, a sua implantação, a propaganda, o modo como manipula as massas e se apropria do Estado com vista à dominação total. A sua crítica da razão governamental totalitária ainda hoje é pertinente, numa época onde vigoram regimes com estas características e, mais do que isso, num terreno onde a democracia liberal não afastou por completo os vestígios de uma ideologia de terror que torna o homem supérfluo. Com a sua lúcida análise, percebemos por que motivo o campo [de concentração] se encontra no âmago do totalitarismo.

No final Arendt deixa uma «profecia» desconcertante: «As soluções totalitárias podem muito bem sobreviver à queda dos regimes totalitários sob a forma de forte tentação que surgirá sempre que pareça impossível aliviar a miséria política, social ou económica de um modo digno do homem.»

Filosofia / Política / História

Edições (3)

ver mais
Origens do totalitarismo
As Origens do Totalitarismo
Origens do Totalitarismo

Similares

(60) ver mais
Eichmann em Jerusalém
Stalin
Prisoner of the State
Origens do Totalitarismo

Resenhas para Origens do Totalitarismo (16)

ver mais
As Origens do Totalitarismo: Antissemitismo, Imperialismo, Totalitarismo
on 15/3/14


Resolvi atravessar as Origens do Totalitarismo só em razão de chegar nos últimos capítulos, que tratam do clímax do nazismo, quando acontece esse fenômeno que me faz sacar a caneta a todo momento no meio do metrô para sublinhar partes. O que vejo de mais surpreendente é que a análise da Hannah escancara o poder que as realidades totalitárias têm de atropelar a ficção. Não apenas isso, ela disserta como as ideologias dos sistemas totalitários criam, fundamentam-se e sobrevivem a partir ... leia mais

Estatísticas

Desejam695
Trocam2
Avaliações 4.5 / 384
5
ranking 65
65%
4
ranking 26
26%
3
ranking 7
7%
2
ranking 1
1%
1
ranking 1
1%

42%

58%

Helena
cadastrou em:
16/06/2009 09:50:36