Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi

Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi José Murilo de Carvalho


Compartilhe


Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi





História social e literária, antropologia urbana, crítica cultural, análise política: o historiador atravessa todos esses campos para reconstruir de forma original, a partir do imaginário e do cotidiano político nacional, os impasses de uma República que nascia.

1888: Abolição do trabalho escravo. 1889: Proclamação da República. Neste livro, José Murilo de Carvalho convida-nos a revisitar o Rio de Janeiro em suas primeiras encenações como Capital Federal. Cidade Maravilhosa, se acrescentarmos ao belo, o terrível; ao cômico, o trágico; à lógica, a loucura.
Cidade mais que imperfeita, palco de políticas oficiais e invisíveis, de enredos conhecidos e mistérios insolúveis.

História social e literária, antropologia urbana, crítica cultural, análise política: o autor atravessa com brilho todos esses campos para reconstruir de forma originalíssima os impasses de uma República nascente, que teimam em perturbar ainda o sono das elites brasileiras.

Os Bestializados de ontem e de hoje são a face oculta de nosso modernismo: a cidade permaneceu alheia e atônita, buscando perdidamente seus cidadãos.
Francisco Foot Hardman

História

Edições (1)

ver mais
Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi

Similares

(2) ver mais
O Brasil Republicano

Resenhas para Os bestializados: O Rio de Janeiro e a República que não foi (3)

ver mais
A República que Não Foi
on 11/5/21


O fim do regime monárquico e a instauração do regime republicano foi uma época de grandes expectativas por mudanças no país. Porém, vemos que pouca coisa muda depois da instauração do novo regime. O direito ao voto continua restrito aos que possuem mais dinheiro e vetado aos analfabetos e pobres. A exclusão e a desigualdade existentes no Império permaneceram na República. Vemos que o golpe que pôs fim à Monarquia nada mais era do que uma tentativa das oligarquias de manter seu status e... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.6 / 13
5
ranking 62
62%
4
ranking 38
38%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

João gregorio
cadastrou em:
14/02/2019 12:38:06
Igo L
editou em:
23/05/2019 22:14:23

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR