Os Cantos de Maldoror

Os Cantos de Maldoror Conde de Lautréamont


Compartilhe


Os Cantos de Maldoror


Poesias, Cartas (Obra Completa)




"Lautréamont, depois de morrer desconhecido aos 24 anos, em 1870, e de sua obra esperar dezessete anos para ter os primeiros leitores, tornou-se um mito, pela extraordinária ousadia e criatividade de seu texto, um exercício radical de liberdade de criação. Hoje multiplicam-se as edições 'Os Cantos de Maldoror' e da obra completa de Isidore Ducasse, celebrizado sob o pseudômino de Conde de Lautréamont. Sua bibliografia é gigantesca, situando-se entre os escritores mais estudados e discutidos da atualidade. Ignorou a modernidade e apontou caminhos pra o surrealismo e as vanguardas do século XX. Provocou fascinação e espanto em autores tão diversos como Breton, Malraux, Gide, Neruda e Ungaretti. É reconhecido como poderoso inventor, expoente dos inovadores, transgressores e poetas malditos, assim como o foram William Blake, Baudelaire, Rimbaud e Jarry.

O poeta Cláudio Willer, que já havia publicado sua tradução de 'Os Cantos de Maldoror', preparou esta edição completa de Lautréamont. Inclui comentários, notas e um substancioso prefácio, onde enfrenta obscuridades, vencendo o desafio da interpretação do texto e os mistérios decorrentes da ausência de biografia. Mostra como 'Cantos' e 'Poesias' são uma escrita do avesso, abissal e perversa, regida pela lógica da metamorfose, pois nela cada termo contém seu oposto e cada coisa implica seu contrário, aquilo que não é. Repleta de paradoxos, representa a consagração do pensamento analógico, oposto a razão dualista. Satírica e paródica, pelo modo como se apropria de outros autores, aduterando-os e innvertendo-lhes o sentido, seu caráter monumental deve-se à coerência, aliada à imaginação desenfreada e transbordante. Da concepção geral, passando pelos relatos e reflexões, até o estranho vocabulário e as figuras exageradas de retórica, tudo, em seus detalhes, obedece à lógica do delírio e da negação. Por isso, não é apenas reflexão crítica sobre a literatura, mas rebelião extrema contra a sociedade e o mundo."

Fantasia / Ficção / Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (7)

ver mais
Os Cantos de Maldoror
Cantos de Maldoror
Os Cantos de Maldoror
Les Chants de Maldoror

Similares

(16) ver mais
Os Buracos da Máscara
As Flores do Mal
O Farol de Amor
Os Mistérios de Paris

Resenhas para Os Cantos de Maldoror (4)

ver mais
Contos de Maldoror de Lautréamont
on 27/7/21


Um livro inclassificável. É impossível saber exactamente do que trata, aparentemente, narra uma série de episódios vividos por Maldoror que decidiu a dada altura enveredar pelo mal (nem sempre foi assim) e destruir a humanidade, Deus, o universo. Destruir sobretudo, tudo o que seja belo e inocente, e a história descreve esses episódios de assassínio, estuporo violência traição, mentira, falsidade, de uma forma – dir-se-ia-, visualmente chocante. É realmente um livro estranho e inclassi... leia mais

Estatísticas

Desejam106
Trocam1
Avaliações 4.4 / 79
5
ranking 63
63%
4
ranking 23
23%
3
ranking 9
9%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

49%

51%

Poeta Mórbido
cadastrou em:
06/07/2009 11:24:45
marcooscaioo
editou em:
01/07/2023 13:48:35