Os Contos de Canterbury

Os Contos de Canterbury Geoffrey Chaucer


Compartilhe


Os Contos de Canterbury


Edição Bilíngue




Redigidos por Geoffrey Chaucer entre 1386 e 1400, Os Contos de Canterbury são o primeiro grande clássico da literatura mundial composto em língua inglesa e provaram ser, ao longo do tempo, fonte recorrente de inspiração para autores tão diversos como William Shakespeare, James Joyce e Pier Paulo Pasolini, que o adaptou para o cinema.

Com uma estrutura análoga ao Decameron, de Boccaccio, mas sem nada dever à obra do italiano, aqui trinta peregrinos (entre os quais se inclui o próprio autor) partem em romaria para a catedral de Canterbury e durante a viagem contam, cada um à sua maneira, uma história para entreter o grupo. O conjunto das narrativas forma um panorama extremamente vivo dos gêneros cultivados na época - o romance de cavalaria, o poema heroico-cômico, a fábula, as legendas dos santos e a narrativa popular, com tons que vão do cômico ao sublime, do tratado moral à pura malícia e picardia.

A partir dessa multiplicidade de registros e situações, Chaucer compôs um conjunto coeso que casa com perfeição os discursos com a profissão e a personalidade de quem narra, criando um jogo de espelhos entre as histórias que ilumina de maneira fascinante as diversas facetas da vida medieval.

A presente edição, bilíngue, traz a premiada tradução em prosa de Paulo Vizioli, realizada diretamente a partir do original em inglês médio, além de notas e uma esclarecedora introdução do tradutor sobre Chaucer e o contexto histórico de sua obra. Complementam o volume notas adicionais e um posfácio redigidos por José Roberto O'Shea, professor-titular de literatura inglesa da UFSC, e as xilogravuras realizadas para a primeira edição ilustrada do livro, impressa por William Caxton em 1483.

Contos / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Os Contos de Canterbury
Contos da Cantuária
Os contos de Cantuária

Similares

(55) ver mais
Decamerão
Decamerão
The Canterbury Tales
The Canterbury Tales

Resenhas para Os Contos de Canterbury (14)

ver mais
Trilha para Cantuária
on 23/9/21


Assim como outra resenha que vi escrita aqui por um leitor sobre esse livro, me arrependo de não ter lido Contos da Cantuária antes. Em resumo, esta obra de Chaucer escrita em versos trata de uma interessante viagem em época medieval de um grupo de peregrinos que por devoção segue até Cantuária, cidade ao sul da Inglaterra a cerca de 90km de Londres. Instigados pelo taverneiro que os hospedou a todos, os membros dessa romaria contam contos que outrora ouviram, leram ou presenciaram... leia mais

Vídeos Os Contos de Canterbury (1)

ver mais
UNBOXING FESTA DO LIVRO DA USP (EDITORA 34) | Ana Carolina Wagner

UNBOXING FESTA DO LIVRO DA USP (EDITORA 34) |


Estatísticas

Desejam326
Trocam1
Avaliações 4.1 / 165
5
ranking 44
44%
4
ranking 34
34%
3
ranking 18
18%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

38%

62%

Marcos
cadastrou em:
28/07/2014 14:39:00
Allysson Falcon
editou em:
18/02/2021 13:11:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR