Os Demonios de Loudun

Os Demonios de Loudun Aldous Huxley


Compartilhe


Os Demonios de Loudun





A história de Loudun é, talvez, o mais espantoso caso de "possessão" em massa de que se tem conhecimento. Começou com uma brincadeira num pequeno convento das Ursulinas, cresceu com a malícia e as fantasias femininas; envolveu o próprio cardeal Richelieu; culminou com o julgamento, tortura e execução do pároco local, Urbain Grandier, um clérigo devasso, cuja arrogância e excessos granjearam-lhe inimigos implacáveis entre o clero e os leigos. Foi acusado de ter provocado, através da feitiçaria, a possessão da prioresa e das freiras do convento. Entretanto, quatro anos após sua morte, em 1634, o "diabo" ainda as possuía. E o jesuíta Jean-Joseph Surin, enquanto tentava exorcizar a prioresa, ficou ele próprio possesso, e somente vinte anos depois recuperou seu equilíbrio mental, saindo do estado patológico em que se encontrava.

Este é o primeiro relato da história completa, cuja leitura é tão excitante quanto um filme de suspense. Aldous Huxley encontrou seu material de trabalho em Michelet e Brémond, nas autobiografias de Surin e da prioresa, nos depoimentos das testemunhas oculares John Maitland, futuro Duque de Lauderdale, e Thomas Killingrew, o dramaturgo. as a cause célèbre de Loudun também o levou a discutir a brixaria do século XVII, a teoria psicológica anterior a Descartes, a natureza da possessão, e a teoria e a prática da vida espiritual. Tal como em A Eminência Parda e outros livros, Huxley torna suas idéias provocantes e convincentes ao máximo, relacionando-as com acontecimentos reais e personagens históricos. Em Os Demônios de Loudun os leitores encontrarão não apenas uma das narrativas mais fantásticas e absorventes de todos os tempos, como poderão apreciar, em sua expressão máxima, o raciocínio penetrante de Huxley.

Romance

Edições (4)

ver mais
Os Demônios de Loudun
Os Demonios de Loudun
Os Demonios de Loudun
Os Demonios de Loudun

Similares

(26) ver mais
Admirável Mundo Novo
O Pêndulo de Foucault
As Portas da Percepção/Céu e Inferno
Sem Olhos em Gaza

Resenhas para Os Demonios de Loudun (8)

ver mais
on 15/12/15


Graças a meu arraigado hábito de evitar ler qualquer coisa a respeito de um livro antes de lê-lo (e principalmente os textos da orelha e contracapa, que adoram fazer spoilers), comecei a ler essa impressionante obra pensando que ser um texto de ficção. E a prosa do mestre Huxley flui tão facilmente que demorei a perceber se tratar de um ensaio sobre fatos verídicos: a possessão e subsequente exorcismo das freiras de um convento na França do século XVII, que terminou com churrasquinho d... leia mais

Vídeos Os Demonios de Loudun (2)

ver mais
Os Demônios de Loudun - Aldous Huxley

Os Demônios de Loudun - Aldous Huxley

[Experie?ncia de Leitura] Os Demo?nios de Loudun | Mari Dal Chico

[Experie?ncia de Leitura] Os Demo?nios de Lou


Estatísticas

Desejam228
Trocam4
Avaliações 3.9 / 175
5
ranking 35
35%
4
ranking 34
34%
3
ranking 25
25%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

52%

48%

Sérgio
cadastrou em:
25/12/2009 14:41:34