Os Desafios da Esquerda Latino-Americana

Os Desafios da Esquerda Latino-Americana Marta Harnecker


Compartilhe


Os Desafios da Esquerda Latino-Americana (Coleção Nuestra América)





A socióloga chilena, radicada em Cuba, Marta Harnecker, que recentemente nos deixou, é possivelmente a mais importante teórica de esquerda dos últimos quarenta anos. Ela não apenas fomentou a formação de milhares de militantes ao longo de sua trajetória, através de introduções aos pensamentos clássicos do materialismo histórico e dialético, como testemunhou, registrou e refletiu in loco as experiências latino-americanas da segunda metade do século XX.

Este livro é um dos primeiros esforços de Harnecker em compreender as causas da derrota da esquerda, mas principalmente em propor sua superação. Ela identifica três fatores para a crise da esquerda: a crise teórica, com o abandono do materialismo histórico dialético como instrumento de análise da realidade; por consequência, sem conseguir identificar as contradições na análise da realidade, a esquerda não é capaz de entender as mudanças no mundo do trabalho e na sociedade e, portanto, é incapaz de produzir um programa de transformações para este tempo, esta é a segunda crise; e, por fim, os instrumentos de luta social do século XX tornam-se incapazes de enfrentar os desafios dos novos tempos, seja pelo engessamento, seja pelas duas crises anteriores citadas. Assim, sem pretensões de simplificar um problema complexo, tampouco de oferecer fórmulas mágicas, o que Harnecker nos oferece são caminhos para a reflexão e a superação dessas crises.

Trecho do livro

A esquerda não pode definir a política como a arte do pos­sível. À realpolitik tem de opor uma política que, sem deixar de ser realista, sem negar a realidade, vá criando as condições para transformá-la.

Para a esquerda, a política deve consistir na arte de descobrir as potencialidades existentes na situação concreta de hoje para tornar possível amanhã o que no presente parece impossível.

Sobre a autora

Jornalista, educadora marxista, socióloga e escritora chilena, referência em pesquisas sobre a esquerda marxista, participou ativamente do governo de Salvador Allende, entre 1970 e 1973, colaborou durante décadas com movimentos populares no continente, e atuou como conselheira de Hugo Chávez, então presidente da Venezuela, entre 2002 e 2006. Harnecker é conhecida por seus mais de 80 livros publicados.

Política / Sociologia

Edições (2)

ver mais
Os Desafios da Esquerda Latino-Americana
Os desafios da esquerda latino-americana

Similares


Resenhas para Os Desafios da Esquerda Latino-Americana (2)

ver mais
on 14/11/23


Apesar de ter mais de 20 de anos, parece que foi escrito ontem de tão atual e pertinente as reflexões e pensamentos da autora. Livro essencial pra pensar a realidade latino-americana.... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.3 / 28
5
ranking 57
57%
4
ranking 29
29%
3
ranking 11
11%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

33%

67%

Jefferson.Goncalve
cadastrou em:
10/07/2019 19:41:38
matheus
editou em:
02/10/2019 07:55:41

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR