Os Dez Dias que Abalaram o Mundo

Os Dez Dias que Abalaram o Mundo John Reed


Compartilhe


Os Dez Dias que Abalaram o Mundo





Os Dez dias que abalaram o mundo é não só um testemunho vivo, narrado no calor dos acontecimentos em Petrogrado - contando detalhes sobre a revolução que derrubou o regime czarista e instaurou a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) - como também é a obra que inaugura a grande reportagem no jornalismo moderno.

John Reed nasceu no Oregon, nos Estados Unidos, em 1887 e morreu em Moscou em 1920. Deslocado para a Europa em 1914 pela Metropolitan Magazine para a cobertura da Primeira Grande Guerra, recém-iniciada, Reed e sua esposa, Louise Bryant (1885-1936), percorreram os Bálcãs e chegaram em Moscou no auge do movimento revolucionário. Egresso da Universidade de Harvard, Reed sempre foi sensível às causas sociais e apaixonado pelo jornalismo. Ficou conhecido por acompanhar a revolução mexicana de Emiliano Zapata e Pancho Villa em 1914, cujo relato resultou no também célebre livro México rebelde.

Em Moscou, aproximou-se de Lênin e outros líderes comunistas, identificando-se integralmente com os ideais comunistas da Revolução. Morreu em Moscou ao contrair tifo e recebeu da Revolução – que acompanhou e ajudou a divulgar no mundo inteiro – a maior homenagem: foi o único ocidental a ser enterrado nas muralhas do Kremlin, próximo do mausoléu de Lênin, ao lado de Stalin, Gagarin e outros heróis da então União Soviética.

Em 1981, o ator Warren Beatty dirigiu e estrelou o filme Reds, que conta a vida aventureira do grande escritor. Trabalharam no filme também Diane Keaton, Jack Nicholson e Gene Hackmann.

História / História Geral / Não-ficção / Política / Crônicas / Ensaios

Edições (11)

ver mais
Dez Dias Que Abalaram o Mundo
10 dias que abalaram o mundo
Dez dias que abalaram o mundo
10 dias que abalaram o mundo

Similares

(40) ver mais
A Revolução Russa
Manifestos Vermelhos
O Partido Bolchevique
Rumo à Estação Finlândia

Resenhas para Os Dez Dias que Abalaram o Mundo (60)

ver mais
Lista de Livros: 10 dias que abalaram o mundo, de John Reed
on 19/6/14


“Não há nada de comum entre a classe trabalhadora e a classe exploradora.” * “– A insurreição é um direito de todos os revolucionários! Quando as massas oprimidas se rebelam, elas estão fazendo uso de um direito seu.” (Trótsky) * “Quando se faz uma revolução, é necessário não contemporizar.” (Lênin) * Mais em:... leia mais

Vídeos Os Dez Dias que Abalaram o Mundo (2)

ver mais
Resenha - DEZ DIAS QUE ABALARAM O MUNDO - Leitura 483

Resenha - DEZ DIAS QUE ABALARAM O MUNDO - Lei


Estatísticas

Desejam334
Trocam17
Avaliações 4.1 / 860
5
ranking 41
41%
4
ranking 35
35%
3
ranking 20
20%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

47%

53%

analigiabr
cadastrou em:
18/04/2010 17:14:41
Brunífero
editou em:
11/04/2023 15:08:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR