Os Ditadores

Os Ditadores Richard Overy


Compartilhe


Os Ditadores


A Rússia de Stalin e a Alemanha de Hitler




Setenta anos após o início da maior de todas as guerras, dois personagens crucias para o entendimento deste episódio e da história do “longo século XX” são alvo de profunda pesquisa. Em Os Ditadores, o historiador Richard Overy – um dos maiores especialistas da atualidade na 2° Guerra Mundial - faz uma profunda análise das ditaduras pessoais de Adolf Hitler e Josef Stalin. Através do levantamento de suas semelhanças e diferenças, Overy explica como tais regimes puderam existir. Aspectos sociais, culturais e políticos, assim como os processos históricos da Alemanha e Rússia foram levados em consideração para explicar como foi possível o nascimento e o sucesso de ambas as ditaduras. Overy não assume uma postura simplista de tratar Hitler e Stalin como monstros responsáveis pela morte de milhões de pessoas.

Em seu livro, ele procura mostrar como as sociedades de ambos os países de uma forma ou de outra foram coniventes com as atrocidades. “Quanto mais sabemos sobre a periferia, mas claro fica que o centro só teve sucesso na medida em que grande parte da população aceitou e trabalhou com os dois sistemas”, afirma Overy.

O autor explica que tal visão só é possível graças à abertura dos Arquivos Públicos da Antiga URSS e também pelo fato de na última década historiadores alemães terem realizado importantes pesquisas sobre vários aspectos da sociedade alemã pré-Hitler e pós-Hitler. Antes, grande parte desta conturbada fase da história alemã foi contatada por historiadores não alemães.

Em Os Ditadores, Richard Overy destaca as diferenças entre os sistemas ditatoriais e ressalta o totalitarismo como traço comum. A disputa entre eles no fim da Segunda Guerra Mundial ilustra seus ideais conflituosos, já o impacto e o trauma causado pela Primeira Guerra Mundial em ambas as nações é o retrato de suas semelhanças.

História

Edições (3)

ver mais
Os Ditadores
Os Ditadores
Os Ditadores

Similares

(25) ver mais
Lenin, Stálin e Hitler
Sussurros
1939
O Jovem Stálin

Resenhas para Os Ditadores (1)

ver mais
Meus elogios a este livro excepcional
on 26/6/14


Durante a leitura deste livro vocês farão a colheita mais rica de conhecimento histórico diretamente de uma safra potencialmente abrangente. A história de ambos os regimes ditatoriais (socialista e nazista) é frequentemente correlacionado sem se destoares em suas respectivas cronologias. Também o autor não esquece de traçar os paralelos entre cada ditador, regime, sistemas políticos, bem como a organização do estado e até mesmo a reação do povo diante de todos os infortúnios que consub... leia mais

Estatísticas

Desejam60
Trocam3
Avaliações 4.5 / 14
5
ranking 57
57%
4
ranking 36
36%
3
ranking 7
7%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Vivi
cadastrou em:
27/11/2009 21:26:37
Albert
editou em:
18/12/2016 20:40:14