Os Frutos da Terra

Os Frutos da Terra André Gide


Compartilhe


Os Frutos da Terra





Os frutos da terra é um livro do escritor André Gide. Foi publicado em 1897, quando ele ainda tinha menos de 30 anos de idade, é um dos seus textos mais conhecidos. É um longo e inspirado poema em prosa sobre o desejo e o acordar dos sentidos, que suscita ainda hoje o entusiasmo e a admiração de muitos leitores, em particular dos mais jovens.

Esta obra é uma ode, por vezes lírica e sensual, que desenvolve o tema da relação com a matéria e com os elementos naturais. Transparece nela um entusiasmo pela vida que faz dela uma espécie de evangelho do despertar dos sentidos. A sensualidade torna-se quase uma profissão de fé de uma espécie de nova religião, tanto se sente no texto o fervor, a emoção e o deslumbramento, nomeadamente pela terra, pelas colheitas, pelos frutos e por tudo que é carnal e carnudo, tudo o que pode ser tocado, apalpado e cheirado... Em alguns aspectos, Os frutos da terra faz lembrar os textos bíblicos, nomeadamente o Cântico dos Cânticos.



O texto pode ser encarado como um verdadeiro hino ao desejo sensual (à libido sentiendi), uma hiperbole sobre o desejo e sobre o erotismo. É, antes de mais, um livro sobre o desejo, sobre a sede, servindo os objectos evocados de pretexto para a expressão desse desejo, que é muitas vezes inextinguível, irreprimível e transbordante, ampliando e mesmo transcendendo o próprio mundo.

Ensaios / Poemas, poesias

Edições (6)

ver mais
Les nourritures terrestres
Os Frutos da Terra
Os Frutos da Terra
Os Frutos da Terra

Similares

(1) ver mais
Nossa Senhora das Flores

Resenhas para Os Frutos da Terra (2)

ver mais
Fruto proibido
on 22/1/20


?Arrependo-me de ter tornado sombria minha juventude, de ter preferido o imaginário ao real, de me haver desviado da vida.? André Gide, pág. 196. Esta linda obra é um poema em prosa sobre o despertar dos sentidos. É, em parte, comparações sobre o novo e o velho, sobre erotismo, extravagâncias da juventude, receios da vida, do passado, do que não foi experimentado e o que não voltará a ser, pois o tempo é uma constante sem retorno. O livro é lindo e deve ser lido por olhos curiosos, co... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam1
Avaliações 4.0 / 77
5
ranking 45
45%
4
ranking 21
21%
3
ranking 27
27%
2
ranking 5
5%
1
ranking 1
1%

48%

52%

Daniel
cadastrou em:
23/01/2010 13:19:11

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR