Os funerais da Mamãe Grande

Os funerais da Mamãe Grande Gabriel García Márquez


Compartilhe


Os funerais da Mamãe Grande





Nos oito contos deste livro, Gabriel García Márquez faz uma viagem sentimental por sua cidade natal, sem deixar de lado um olhar crítico sobre a sofrida realidade social, a pobreza da terra e o domínio dos coronéis.

Nos contos deste livro, uma das primeiras obras de García Márquez, respira-se o ar de Macondo: nas flores embrulhadas em jornal trazidas pela mãe do ladrão para a cova do filho; na singular cena do dentista que extrai o dente de um dos homens mais poderosos da região; no sumiço das bolas de bilhar, crime que movimenta toda a cidade em busca do cruel vilão; no esplendor da gaiola de Baltazar, encomendada e depois recusada por um coronel, santificando seu criador; na tristeza da viúva Montiel, que vive abandonada; na melodia dos pássaros que morrem e de ratos dizimados, e, finalmente, nos esplendorosos funerais da poderosa Mamãe Grande, honrados pela presença do Presidente da República e de Sua Santidade, o Papa.

Os funerais da Mamãe Grande é a mistura do trivial e do fantástico, é a trágica monotonia da vida de aldeia cortada por relâmpagos de fatalidade que jogam luz inesperada e estranha sobre a alma das pessoas – é a densa humanidade e a mestria artística do grande escritor colombiano.

Contos / Ficção / Literatura Estrangeira

Edições (6)

ver mais
Os funerais da Mamãe Grande
Os Funerais da Mamãe Grande
Os Funerais da Mamãe Grande
Os Funerais da Mamãe Grande

Similares

(29) ver mais
Cuatro años de soledad
A sesta de terça-feira
O Amor nos Tempos de Cólera
Doze contos peregrinos

Resenhas para Os funerais da Mamãe Grande (33)

ver mais
Os funerais da Mamãe Grande
on 16/10/21


Este foi o meu primeiro contato com Gabriel García Márquez, Gabo para os mais íntimos, e, aos trancos e barrancos, eu gostei. Consegui lê-lo em meio a correria de TCC para fazer um seminário também na correria, então pode ser que em outro contexto eu poderia ter apreciado mais. . O livro na verdade são 8 contos que se passam na cidade de Macondo, a mesma cidade de Cem anos de solidão. Nesses contos, vemos de tudo: chuva de pássaros mortos, vestígios da ditadura, machismo, racismo e o f... leia mais

Estatísticas

Desejam161
Trocam7
Avaliações 3.9 / 674
5
ranking 29
29%
4
ranking 40
40%
3
ranking 25
25%
2
ranking 4
4%
1
ranking 1
1%

33%

67%

Yasmin
cadastrou em:
30/09/2014 16:08:43
Alê | @alexandrejjr
editou em:
03/08/2021 15:01:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR