Os Gatos

Os Gatos T. S. Eliot


Compartilhe


Os Gatos





Durante toda a década de 1930, T. S. Eliot deu de presente a seus afilhados e amigos uma série de poemas. Enviados por carta - que ele assinava como "o velho gambá", apelido cunhado por Ezra Pound -, esses poemas narravam a vida de um grupo de gatos, do temível Mac Anália (o "Napoleão do crime") ao mágico Sr. Mistófelis, passando pelo velho Deuteronômio e pelo teimoso Rin Tim Tan Tam.

Àquela altura, Eliot já se consagrara um dos grandes nomes da literatura do século XX. Com seu épico Terra devastada ajudara a redefinir a poesia inglesa e, no papel de crítico, revelou e defendeu escritores como James Joyce e outros modernistas. Os poemas infantis, no entanto, surpreenderam seus amigos pela graça e sensibilidade para com a psicologia felina, e em 1939 ele foi convencido a publicá-los.

O que era para ser uma brincadeira acabou por se tornar um de seus trabalhos mais conhecidos, e quando recebeu o Nobel de literatura, em 1948, a fama extrapolara o meio acadêmico. Após sua morte, os poemas serviriam de base para o musical Cats, um dos mais longevos do West End londrino e da Broadway.

Nesta nova edição, ilustrada por Axel Scheffler e com a célebre tradução do poeta Ivo Barroso, o leitor descobrirá por que um gato deve ter três nomes diferentes. Mergulhará num mundo de tigelas de leite roubadas, gatos que desaparecem misteriosamente, gatos atores, gatos pobres, ricos e de todas as espécies. E aprenderá também uma daquelas verdades que só os grandes poetas sabem nos dizer: um gato não é um cachorro.



http://www.companhiadasletras.com.br

Edições (2)

ver mais
Os Gatos
Os Gatos

Similares

(2) ver mais
Converse com o seu Gato!
Sobre gatos

Resenhas para Os Gatos (4)

ver mais
Os Gatos (T.S. Eliot)
on 1/12/10


Desde que fiquei sabendo que estava grávida comecei a fazer uma bibliotecazinha para o Arthur. Livros que quero que ao longo da infância ele tenha contato, seja porque foram especiais para mim quando era criança (como Flicts do Ziraldo), seja porque foram ótimas descobertas já na fase adulta. A nova aquisição (presente adiantado de Natal!) foi o livro Os Gatos, de T.S. Eliot, que chegou aqui no Brasil pela Companhia das Letrinhas em uma edição tão, mas tão caprichada que eu quase roube... leia mais

Vídeos Os Gatos (1)

ver mais
Os Gatos. T.S. Eliot

Os Gatos. T.S. Eliot


Estatísticas

Desejam61
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 32
5
ranking 38
38%
4
ranking 22
22%
3
ranking 34
34%
2
ranking 6
6%
1
ranking 0
0%

23%

77%

Poeta Mórbido
cadastrou em:
31/05/2010 09:34:45