Os Indiferentes

Os Indiferentes Alberto Moravia


Compartilhe


Os Indiferentes





É a história de Leo Merumechi, um comerciante sem escrúpulos que se envolve com a filha da amante, usando a sua relação com ambas como uma estratégia para “deitar as mãos” às propriedades da família. Indiferentes, os 4 ou 5 personagens do romance são arrastados por Leo, inconscientemente, para um processo de dominação em relação ao qual demonstram uma inactividade por vezes desesperante.

Trata-se de uma reflexão sobre o medo, ou pelo menos sobre a insegurança, que leva as pessoas a deixar-se arrastar pelos outros quando estes demonstram poder. Por outro lado, há as condições materiais. Na esteira do neo-realismo, Morávia aborda a Itália do pós guerra como um meio decadente, onde o acesso à riqueza se reveste de estratégias pouco claras, onde o recurso à burla se torna banal.

Este decadentismo ético e moral conduz a uma vontade de afirmação social que põe em causa os padrões morais da época. Saliente-se ainda o facto de se usarem apenas 5 personagens. Este facto, aliado à dinâmica narrativa deixa adivinhar alguma influência do teatro. Acima de tudo, é uma obra sobre a inacção. Indiferença e cobardia resultam em infelicidade. Parece-me ser esta a ideia fundamental do livro.

Literatura Estrangeira / Romance

Edições (5)

ver mais
Os Indiferentes
Los Indiferentes
Os Indiferentes
Os indiferentes

Similares

(14) ver mais
A Mulher Leopardo
1934
 A Outra Face Da Lua
Agostinho

Resenhas para Os Indiferentes (1)

ver mais
Excelente
on 8/8/11


Adorei a forma como o romance foi conduzido. Não conhecia o escritor, Alberto Moravia. Escreveu "Os Indiferentes" com apenas 22 anos! Quero ler mais as suas obras. Inclusive tem um filme de Bernardo Bertolucci chamado "O conformista", baseado em seu livro homônimo, que quero assistir. Em "Os Indiferentes", o escritor é muito detalhista. Cada cena que ele descreve é como se ele estivesse realmente vendo aquilo. Você consegue visualizar mentalmente tudo: roupas, salas, feições, etc. Na ... leia mais

Estatísticas

Desejam29
Trocam2
Avaliações 3.6 / 23
5
ranking 17
17%
4
ranking 39
39%
3
ranking 35
35%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

42%

58%

Delgado
cadastrou em:
16/10/2009 00:40:54
Helena
editou em:
03/12/2018 21:06:15