Os Intelectuais e a Sociedade

Os Intelectuais e a Sociedade Thomas Sowell


Compartilhe


Os Intelectuais e a Sociedade (Coleção Abertura Cultural)





Este é um estudo sobre o grande peso que têm os intelectuais, cujas atividades afetam sobejamente, como classe organizada, as sociedades modernas, moldando o clima de opinião pública de forma decisiva, sob cuja influência são desenvolvidas as políticas oficiais sobre as mais variadas questões, abarcando os campos da economia, do direito, da guerra e da paz.

A tese de Os Intelectuais e a Sociedade é de que a influência hoje exercida pelos intelectuais não é apenas maior do que foi no passado, mas assume, também, uma forma diferente do modelo concebido por pensadores como Maquiavel, os quais buscavam influenciar diretamente os governantes. Não é por meio de uma interferência direta sobre as opiniões dos líderes e senhores do poder que os intelectuais modernos têm atuado e alterado mais o curso dos eventos, mas por uma ação principal focada na formação e na condução de uma opinião pública. Mesmo os líderes de governo que alimentam certo desprezo pelos intelectuais tiveram que se curvar ao clima de opinião pública formado pelos últimos.

Os Intelectuais e a Sociedade não é uma obra que apenas examina a agenda e o histórico dos intelectuais, mas também analisa os incentivos e as restrições sob os quais suas visões e concepções emergiram. Um dos aspectos mais surpreendentes deste estudo de Sowell é o fato de ele provar não só a altíssima frequência de equívocos cometidos pelos intelectuais, mas como esses erros têm sido absolutamente desastrosos para a sociedade, em suas falsas prescrições para curar os males do mundo. No entanto, essas visões equivocadas não são alteradas, apenas recicladas, mesmo diante de evidências empíricas que têm atestado os desastres provocados por elas.

Ensaios / Sociologia

Edições (2)

ver mais
Os Intelectuais e a Sociedade
Os Intelectuais e a Sociedade

Similares

(29) ver mais
A Mente Imprudente
Imposturas Intelectuais
O Homem Revoltado
O Terrorismo Intelectual

Resenhas para Os Intelectuais e a Sociedade (6)

ver mais
on 22/8/17


Quando Thomas Piketty lançou seu “ O capital no século XXI”, uma onda tomou nossas academias e o livro foi um dos mais vendidos, transpondo, inclusive a barreira dos livros de ficção. Muitas e muitas pessoas, absortas no tom incisivo do autor, que não pensava duas vezes em apresentar dados que mostravam o quanto o capitalismo era concentrador de renda e como essa tendência se acelerava fortemente no novo século, indicavam e comentavam sobre o livro. O pensamento crítico havia encont... leia mais

Vídeos Os Intelectuais e a Sociedade (2)

ver mais
A mídia mente e sempre mentiu | Intelectuais e a Sociedade (Thomas Sowell)

A mídia mente e sempre mentiu | Intelectuais

Os Intelectuais e A Sociedade (Thomas Sowell) ?? | Tatiana Feltrin

Os Intelectuais e A Sociedade (Thomas Sowell)


Estatísticas

Desejam182
Trocam1
Avaliações 4.6 / 77
5
ranking 79
79%
4
ranking 13
13%
3
ranking 4
4%
2
ranking 3
3%
1
ranking 1
1%

66%

34%

Cioran E.
editou em:
29/04/2016 13:39:16

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR