Os Marxistas e a Arte

Os Marxistas e a Arte Leandro Konder


Compartilhe


Os Marxistas e a Arte







O livro inicia-se com a constatação de que nem Marx e nem Engels escreveram uma teoria estética, mas deixaram comentários esparsos importantes sobre o tema. Ao contrário do que pensam alguns, esses comentários não são “enfeites” para adornar os textos e nem digressões eruditas, mas, parte integrante do pensamento de Marx e Engels. Há sim, um pensamento estético cuja compreensão, entretanto, exige o conhecimento prévio da teoria geral marxiana e, em especial, das complexas relações com o legado hegeliano.

Cada autor apresentado no livro, mereceu um esclarecedor capítulo em que suas contribuições eram realçadas e seus erros criticados, tendo como referência última o pensamento de Lukács. Tempos depois, um novo horizonte se abriu para o nosso autor com a publicação da obra póstuma de Lukács, Ontologia do ser social. No mesmo período, intensificou-se a discussão sobre a arte na modernidade. Esses dois acontecimentos se entrelaçaram nas preocupações intelectuais de Konder.

Edições (2)

ver mais
Os Marxistas e a Arte
Os Marxistas e a Arte

Similares

(4) ver mais
As Ideias Estéticas de Marx
Marxismo e Teoria da Literatura
Cultura, arte e literatura
memórias de um intelectual comunista

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.4 / 9
5
ranking 67
67%
4
ranking 22
22%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Schimanski
cadastrou em:
11/08/2014 14:45:54
Arthur.Katrein
editou em:
21/06/2021 20:58:37

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR