Os Passos em Volta

Os Passos em Volta Herberto Helder


Compartilhe


Os Passos em Volta





Herberto Helder é uma figura mítica da literatura portuguesa contemporânea. Considerado possivelmente o maior poeta português desde Fernando Pessoa, é conhecido por ser uma figura recolhida nos moldes de um J.D. Salinger, um Thomas Pynchon ou do nosso Rubem Fonseca. 'Os Passos em Volta', seu primeiro livro de prosa, editado originalmente em 1963, é considerado um clássico da literatura portuguesa.

Aparentemente um livro de contos, histórias de enredos simples, mas romanticamente transcendentes, representam os passos de um homem em torno da sua existência, sem respostas paradigmáticas, num vazio que se procura transformar em matéria. Sobeja-lhe o corpo, divino, prodigioso e redentor, onde regressa sempre.

«Talvez pudesse ouvir passos junto à porta do quarto, passos leves que estacariam enquanto a minha vida, toda a vida, ficaria suspensa. Eu existiria então vagamente, alimentado pela violência de uma esperança, preso à obscura respiração dessa pessoa parada. Os comboios passariam sempre. E eu estaria a pensar nas palavras do amor, naquilo que se pode dizer quando a extrema solidão nos dá umtalento inconcebível.Omeu talento seria o máximo talento de umhomeme devia reter, apenas pela sua força silenciosa, essa pessoa defronte da porta, a poucosmetros, à distância de umsimplesmovimento caloroso.Mas nesse instante ser-me-ia revelada a essencial crueldade do espírito. Penso que desejaria somente a presença incógnita e solitária dessa pessoa atrás da porta. Ela não deveria bater, solicitar, inquirir », conta-nos Herberto Helder na magnífica prosa a que nos habituou.

Edições (3)

ver mais
Os Passos em Volta
Os Passos em Volta
Os Passos em Volta

Similares

(3) ver mais
outono azul a sul
tesserato

Resenhas para Os Passos em Volta (2)

ver mais
Vale os passos de ida e volta no livro
on 6/2/10


Este é o primeiro livro de prosa de um poeta português contemporâneo que tomei contato recentemente, mas que, sem sombra de dúvida, é muito interessante. Começa que o autor recusa os prêmios que ganha, não dá entrevistas e pouco se sabe sobre sua vida pessoal. O livro chama-se Os passos em volta de HELDER, Herberto, e foi publicado pela primeira vez em 1963. Vale notar que a produção da obra se deu ao longo de mais de 2 anos em que o autor esteve viajando, de forma que o livro apresent... leia mais

Estatísticas

Desejam35
Trocam1
Avaliações 4.5 / 50
5
ranking 65
65%
4
ranking 22
22%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

35%

65%

Daniel
cadastrou em:
03/05/2009 11:32:51