Os Persas, Electra, Hécuba

Os Persas, Electra, Hécuba Sófocles
Ésquilo
Eurípides


Compartilhe


Os Persas, Electra, Hécuba #4





Neste quarto volume da série de tragédias gregas traduzidas por Mário da Gama Kury estão presentes os três maiores dramaturgos gregos: Ésquilo, Sófocles e Eurípides. Além da introdução que precede, e das notas que acompanham, este volume inclui ainda uma apresentação geral da tragédia grega, desde as circunstâncias materiais da cena ática até uma análise comparativa entre o drama antigo e o moderno.

Os Persas, uma das tragédias gregas mais antigas, foi encenada pela primeira vez em 472 a.C., e apresenta a singularidade de ser a única tragédia subsistente baseada em um acontecimento histórico - a guerra entre os gregos e os persas, guerra na qual o próprio autor, Ésquilo, participou como combatente. A estrutura dos Persas é muito simples, prevalecendo ainda a parte lírica, os coros. A peça transcorre em Susa, capital do império persa, e gira em torno do desastre em que os invasores da Grécia viram suas forças navais aniquiladas pelo gregos em Salamina, onde morre a maior parte dos combatentes bárbaros comandados por Xerxes.

A Electra de Sófocles foi representada pela primeira vez por volta de 413 a.C. Os antecedentes da tragédia estão na guerra de Tróia (tema da belíssima peça de Ésquilo, Agamêmnon, publicada nesta mesma coleção junto com as outras duas peças que compõem a Oréstia). A Electra começa com o retorno de Orestes, filho de Agamêmnon, a Micenas para vingar o assassinato do pai cerca de onze anos antes. O tema de Electra inspirou outros trágicos gregos (Ésquilo, em Coéforas, e Eurípides) e, em nosso século, vários dramaturgos como von Hoffmannsthal (de cuja Elektra Richard Strauss extraiu uma ópera), Eugene O'Neill e Ezra Pound.

A Hécuba, representada pela primeira vez provavelmente em 423 a.C., em Atenas,se baseia em episódios do chamado Ciclo Troiano. Eurípides, chamado por Aristóteles de "o mais trágico dos trágicos", deve essa merecida fama em parte à Hécuba, que por sua presença nesta peça e nas Troianas foi chamada pelo helenista inglês Gilbert Norwood de mater dolorosa pagã.

Artes / Literatura Estrangeira

Edições (3)

ver mais
Os Persas * Electra * Hécuba
Os Persas - Electra - Hécuba
Os Persas, Electra, Hécuba

Similares

(7) ver mais
A Trilogia Tebana
Prometeu Acorrentado - Ájax - Alceste
Antologia Fantástica da Literatura Antiga
Teatro Grego

Resenhas para Os Persas, Electra, Hécuba (6)

ver mais
Mais uma tragédia grega...
on 8/5/23


Chegamos em mais um volume das tragédias gregas e aqui temos três dos maiores dramaturgos gregos, em meio a muitas peças perdidas no decorrer do tempo, nós temos aqui algumas que chegaram até nós. Em primeiro, nós temos "Os Persas", uma das mais antigas do autor que chega até nós, que aborda sobre o tema que passa da medida em que vemos explicações sobre a derrota dos persas em Salamina. Em seguida temos Electra, com uma historia já conhecida por nós, vemos uma irmã armagurada que inst... leia mais

Estatísticas

Desejam41
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.4 / 65
5
ranking 54
54%
4
ranking 35
35%
3
ranking 9
9%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

49%

51%

Cris
cadastrou em:
20/11/2011 19:04:09
gustavo
editou em:
27/09/2019 17:15:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR