Os Rios Profundos

Os Rios Profundos José María Arguedas


Compartilhe


Os Rios Profundos





O signo do deslocamento que caracteriza esse romance de formação flui do espaço geográfico para o cultural. À deriva entre dois mundos, o do conquistador hispânico e o incaico ancestral, Ernesto cresce em viagens com o pai por paisagens andinas. Em seu processo, ele testemunha a aridez dos fazendeiros brancos e o silêncio e a altiva submissão dos índios colonos.

No internato do vilarejo de Abancay, em que o pai o deixa antes de prosseguir viagem, Ernesto mergulha num torvelinho social complexo, confrontando-se com as diferentes mentalidades dos colegas, clérigos e serviçais, e se distancia dos anseios juvenis. Nesse deslocamento, quando vivencia um motim e o caos social causado pela peste, começa a identificar o caudal de forças naturais e sociais que presidirão sua visão de mundo.

Edições (3)

ver mais
Os Rios Profundos
Os Rios Profundos
Os rios profundos

Similares

(4) ver mais
La serpiente de oro
Meu Tio Atahualpa
Los Ríos Profundos
Pedro Páramo

Resenhas para Os Rios Profundos (2)

ver mais
Essência profunda
on 6/7/15


Arguedas preparou uma obra de alcance variável. Digo assim, porque cada leitor chegará atá um determinado ponto. Tamanha a profundidade (que acredito que muitas vezes eu não tenha alcançado durante a leitura). O livro nos aproxima de nossa essência. Nos traz para as importância que não vemos. Nos faz titãs, pelo escancaramento do aparente apequenamento. Singelezas naturais e humanas nos são apresentadas em toda sua grandiosidade, pelos ainda puros olhos da alma de um garoto de 14 anos... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam2
Avaliações 3.9 / 21
5
ranking 29
29%
4
ranking 38
38%
3
ranking 24
24%
2
ranking 10
10%
1
ranking 0
0%

37%

63%

Felipe Sunaitis
cadastrou em:
12/04/2010 11:47:34