Os Rios Profundos

Os Rios Profundos José María Arguedas


Compartilhe


Os Rios Profundos





O romance se desloca pelas paisagens Andinas, feito águas caudalosas. Em um mergulho que toca os abismos mais escondidos da experiência latino-americana, José Maria tece o emaranhado complexo de uma sociedade nascida de um encontro entre dois mundos, um choque de civilizações. Ernesto, o protagonista, narrador desse aparente romance de formação, é um jovem de 14 anos e tem um pé em cada um desses mundos. É descendente de europeus, mas foi criado entre índios. As ambivalências não param por aí. Após ter percorrido com seu pai mais de duzentos povoados entre vales e picos nevados, sente suas raízes fortemente arraigadas na região, porém em cada local que tentam se estabelecer, olham-no como um forasteiro.
Vale destacar a tradução para o português de Josely Vianna Baptista, tradução que vence os desafios conceituais de uma obra quase bilíngue, cuja relação entre os sons das palavras é tão significativo quanto seu conteúdo. Os Rios Profundos é, sem dúvida, um dos romances mais importantes entre os que refletem a realidade da América Latina, não só pela profundidade da reflexão e sensibilidade da construção, como pelo encantamento do texto.

O signo do deslocamento que caracteriza esse romance de formação flui do espaço geográfico para o cultural. À deriva entre dois mundos, o do conquistador hispânico e o incaico ancestral, Ernesto cresce em viagens com o pai por paisagens andinas. Em seu processo, ele testemunha a aridez dos fazendeiros brancos e o silêncio e a altiva submissão dos índios colonos.

No internato do vilarejo de Abancay, em que o pai o deixa antes de prosseguir viagem, Ernesto mergulha num torvelinho social complexo, confrontando-se com as diferentes mentalidades dos colegas, clérigos e serviçais, e se distancia dos anseios juvenis. Nesse deslocamento, quando vivencia um motim e o caos social causado pela peste, começa a identificar o caudal de forças naturais e sociais que presidirão sua visão de mundo.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (3)

ver mais
Os rios profundos
Os Rios Profundos
Os rios profundos

Similares

(4) ver mais
La serpiente de oro
Meu Tio Atahualpa
Los Ríos Profundos
Pedro Páramo

Resenhas para Os Rios Profundos (4)

ver mais
O jovem Ernesto
on 6/10/20


Reduzir esta obra a uma simples narrativa de um adolescente deixado pelo pai em um colégio interno de um pequeno povoado peruano seria uma análise muito rasa. A história de Ernesto é a própria historia da miscigenação ocorrida no Peru (e em boa parte da América Latina). Onde o mundo dos nativos, dos não nativos e dos filhos desta mistura se encontram e se tornam um só. Fico a imaginar o deleite que não deve ser a um cidadão peruano, ávido por conhecer suas raízes, a leitura deste livr... leia mais

Estatísticas

Desejam42
Trocam3
Avaliações 3.8 / 45
5
ranking 29
29%
4
ranking 38
38%
3
ranking 24
24%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

37%

63%

orffeus
cadastrou em:
26/04/2018 16:12:48
Shana Emanuelle
editou em:
29/03/2023 18:52:21

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR