Os transparentes

Os transparentes Ondjaki


Compartilhe


Os transparentes





Neste romance do escritor angolano Ondjaki, o leitor encontrará um retrato extraordinário dos dramas humanos que compõem a sociedade de Luanda. A cidade ganha um painel de histórias ficcionais enraizadas na vivência, no cotidiano e no talento do autor.

Os protagonistas são pessoas simples, habitantes da cidade de Luanda que vivem e compartilham seus afetos e suas memórias. São personagens ricos em complexidade humana, que desejam, choram, festejam, lutam e fantasiam.

Odonato, Xilisbaba, Amarelinha, AvóKunjikise e MariaComForça moram em um edifício no LargoDaMaianga, centro de Luanda. Outras pessoas, como o VendedorDeConchas, o Cego e o Carteiro, passam eventualmente por ali. Eles contam suas histórias, relembram os tempos da guerra e fazem planos para o futuro.

Aparecem também personagens como autoridades, fiscais, jornalistas, pesquisadores, todos interessados nas riquezas naturais do país e enredados na experiência urbana de uma grande cidade africana. São histórias íntimas e coletivas, problemas individuais e familiares que traçam um painel de uma Angola cheia de contrastes, vivendo a transição muitas vezes difícil entre a cultura arraigada e a chegada do novo.

Em Os transparentes, o estilo do autor permanece inconfundível, tanto por seu humor franco conjugado à crítica inteligente como por sua habilidade narrativa que sempre leva o leitor a uma vigorosa aventura ficcional.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Os transparentes
Os Transparentes

Similares

(9) ver mais
Os da minha rua
Bom Dia Camaradas
Aprender a rezar na era da técnica
Barroco Tropical

Resenhas para Os transparentes (7)

ver mais
Os Transparentes - Ondjaki
on 26/6/14


Meu primeiro livro do autor e foi uma boa estreia. O livro não tem um personagem central, são descritos tipos variados vivendo numa Angola pós revoluções emancipacionistas. A história também não tem um foco bem definido, são tratados temas políticos sutilmente entremeados pelas singelas histórias pessoais de cada personagem. A narrativa é um pouco poética e divertida, me fez enquadrá-lo num estilo que estaria entre Mia Couto e José Saramago. Também vi certa semelhança com aspectos fa... leia mais

Estatísticas

Desejam107
Trocam1
Avaliações 4.3 / 125
5
ranking 57
57%
4
ranking 26
26%
3
ranking 15
15%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Marcos
cadastrou em:
04/06/2013 14:03:40
Jenifer
editou em:
15/09/2019 18:41:19