Os últimos dezoito meses de Santa Teresinha

Os últimos dezoito meses de Santa Teresinha Jean-François Six


Compartilhe


Os últimos dezoito meses de Santa Teresinha


Luz na noite




Teresa de Lisieux morre em 30 de setembro de 1897. Nove meses depois, publica-se História de uma alma, cujo sucesso será imediato em todo o mundo. Ora, quando, cinqüenta anos depois, os historiadores têm acesso aos manuscritos da Santa, ficarão surpresos ao descobrir diferenças enormes entre os textos autógrafos e História de uma alma.
Diante disso, J-F Six propõe aqui a evocação do que se poderia chamar uma falsificação perpetrada por madre Inês, priora do Carmelo e irmã de sangue de Teresa. Ela corrigiu, completou, travestiu o texto. Ao fazer isso, Six conta aos leitores os últimos meses de vida de Teresa e narra a autêntica mensagem espiritual da pequena via, destacando a modernidade de suas intuições e sua novidade para a história da mística.
Este trabalho configura o testamento espiritual de Teresa. Para tanto, J-F. Six busca apoio nos textos autógrafos, o que o leva a esboçar uma imagem de força, de vida, de bom humor, no centro da noite espiritual que ela viveu em seus últimos tempos, noite via de regra negada ou minimizada.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Os últimos dezoito meses de Santa Teresinha

Similares


Resenhas para Os últimos dezoito meses de Santa Teresinha (1)

ver mais
on 11/8/18


É minha primeira experiência séria de encontro com Teresa de Lisieux. Até então, a imagem muitas vezes "florida" e "infantil" que fazem dela me deixava bem desinteressado em conhecê-la. Ao passar em um sebo encontrei essa obra, e como se propunha analisar o período de "noite escura" de Teresinha, resolvi me dispor a conhecê-la. Posso dizer que foi uma escolha feliz. A "noite escura" é um dos momentos da vida espiritual dos santos em que se mostra não só a heroicidade desses, mas primo... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

100%

0%

Arthur Jácome
cadastrou em:
04/07/2018 11:15:25