Os últimos dias

Os últimos dias Leon Tolstói


Compartilhe


Os últimos dias





Os últimos dias reúne alguns dos momentos mais significativos da fase tardia do escritor russo, marcada por sua conversão ao cristianismo e pela renúncia aos privilégios da aristocracia e à carreira de romancista. Prefácio de Jay Parini.

Em sua juventude, o conde Liev Tolstói (1828-1910) levava uma vida notavelmente desregrada, mesmo para os padrões dissolutos de sua classe social. Dado a frequentar bordéis, amante do jogo e da bebida, o aristocrático herdeiro de vastas propriedades no Volga não chegou a concluir os cursos de direito e letras orientais da Universidade de Kazan, onde se matriculou em 1844. Alistou-se no Exército em 1851. São dessa época seus primeiros textos literários. Após a experiência traumática da Guerra da Crimeia, viajou por diversos países da Europa, recebendo a influência marcante de Proudhon. Casou-se em 1862 com Sofia Behrs, com quem teve treze filhos e uma relação tumultuosa. Autor de romances como Anna Kariênina (1877) e Guerra e paz (1869), Tolstói já era comparado a gigantes como Goethe e Shakespeare quando se inicia a crise espiritual que culminaria com a publicação de Uma confissão (1882), livro-chave de sua conversão mística.

Traduzidos diretamente do russo, os ensaios, cartas, parábolas e fragmentos de obras de Tolstói reunidos neste volume, escritos a partir de 1882, pregam contra o hábito de se comer carne, contra o sexo sem fins reprodutivos, contra a excessiva cobrança de impostos, contra o patriotismo, contra o alistamento militar obrigatório e contra os dogmas e ritos das religiões que considerava como desvios da fé (ele foi excomungado pela Igreja Ortodoxa Russa). No imaginário russo, Tolstói passou a ocupar o lugar de profeta e uma legião de seguidores, mendigos e oportunistas passou a se dirigir a Iasnaia Poliana, a grande propriedade rural de sua família. Seus famosos ensaios estéticos O que é arte? e Shakespeare e o drama completam o volume.

Os textos foram escolhidos por Jay Parini, autor do romance histórico A última estação: os momentos finais de Tolstói, que serviu como inspiração para o filme homônimo estrelado por Christopher Plummer, Helen Mirren e Paul Giamatti.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (1)

ver mais
Os últimos dias

Similares

(19) ver mais
Tolstói, A Biografia
Autobiografia: o mundo de ontem
Um Cântico de Natal e Outras Histórias
Eugênio Oneguin

Resenhas para Os últimos dias (5)

ver mais
Essencial!
on 13/3/16


Que o russo Liev Tolstói foi um dos mais importantes e prolíficos escritores que já pisou os pés neste mundo, todos nós sabemos. É inegável sua contribuição para a literatura com obras como Guerra e Paz, Anna Kariênina, Ressurreição, Padre Sérgio e A Morte de Ivan Ilitch. Mas uma coisa que poucos sabem é que Tolstói excedeu o campo da ficção e tornou-se o precursor de uma nova filosofia de vida que lhe rendeu vários adeptos ao redor do mundo, dando início ao movimento intitulado Tolstó... leia mais

Vídeos Os últimos dias (1)

ver mais
UNBOXING FESTA DO LIVRO DA USP COMPANHIA DAS LETRAS | Ana Carolina Wagner

UNBOXING FESTA DO LIVRO DA USP COMPANHIA DAS


Estatísticas

Desejam131
Trocam1
Avaliações 4.2 / 94
5
ranking 49
49%
4
ranking 36
36%
3
ranking 12
12%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

36%

64%

Emerson
cadastrou em:
03/02/2011 13:49:10
Blendon Moreira
editou em:
13/05/2023 17:33:14

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR