Os unicórnios

Os unicórnios Marcelo Cid


Compartilhe


Os unicórnios





O professor de literatura francesa Artur Borges perde os dois mil seiscentos e trinta e quatro livros da sua biblioteca quando um incêndio lavra seu apartamento. Os dois unicórnios que encimavam sua estante são os únicos sobreviventes.


O fogo queima não apenas os livros, mas capítulos da vida do bibliófilo Artur. Para refazer a sua coleção, ele decide montar uma insólita Biblioteca de Livros Furtados. Como um gatuno refinado, este narrador-personagem tem um código de ética: escolher apenas obras-fetiche para subtrair das estantes alheias.
“Os Unicórnios” narra as aventuras, desventuras e reflexões de um solitário que procura um tesouro nas lombadas de um livro. Equilibrando sensibilidade e ironia, Marcelo Cid tece uma teia de intertextualidades literárias que abrange desde Oscar Wilde, Rimbaud, até os filósofos gregos, criando uma história emocionante sobre a devoção à literatura.

Edições (1)

ver mais
Os unicórnios

Similares

(3) ver mais
O Sétimo Unicórnio
As Damas da Licorne
A Dama e o Unicórnio

Resenhas para Os unicórnios (2)

ver mais
descoberta surpreendente
on 28/7/14


Um livro que fala de livros. De livros que não nos transmitem muitas certezas, que nos deixam com perguntas. Ficção, não ficção, realidade, fantasia? Intertextualidades: Dom Quixote, Cervantes e um autor árabe; Machado e uma peça de teatro "roubada" dum autor francês, a Queda que as mulheres têm para os tolos. Jorge Luis Borges e seu conto A Aproximação a Almotásim. E uma grande homenagem ao poeta adolescente genial Arthur Rimbaud. O livro fala de uma biblioteca queimada e outra que va... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam3
Avaliações 3.4 / 17
5
ranking 29
29%
4
ranking 18
18%
3
ranking 29
29%
2
ranking 18
18%
1
ranking 6
6%

14%

86%

Silvana (@delivroemlivro)
cadastrou em:
23/06/2010 16:52:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR