Os voluntários

Os voluntários Moacyr Scliar


Compartilhe


Os voluntários (L&PM Pocket)





Uma noite, um velho e desconjuntado rebocador sai de um cais em Porto Alegre. Sua tripulação: quatro homens, uma mulher e um moribundo. Destino: o porto de Haifa. Objetivo da viagem: permitir que o moribundo veja a cidade de Jerusalém antes de morrer. A história desta bizarra e patética expedição constitui o tema de Os voluntários, romance de Moacyr Scliar.

Na pitoresca e barulhenta rua Voluntários da Pátria, em Porto Alegre, movem-se os personagens criados pela imaginação de Scliar: Paulo, o filho do português (descendente de cruzados e ex-soldado colonial) dono do bar; seu amigo Benjamim, filho de Arão e Frima, donos de uma lojinha, e irmão de Nunho, o gângster judeu; Elvira, a prostituta irmã de um padre; o Capitão, dono do rebocador, navegador de escasso curso mas grande contador de histórias; Orígenes, fundador de uma seita sem muito sucesso; Pia-Pouco, o camelô; Cachorrão, o gigolô de Elvira; Samir, o palestino que abre uma loja ao lado da de Benjamim – logo Benjamim, cujo sonho sempre fora viver em Jerusalém: é o conflito do Oriente Médio reproduzido em miniatura na rua Voluntários da Pátria.

Um romance que reúne os quixotes, os gauches da vida, personagens que buscam o inatingível, tipos prediletos de Moacyr Scliar de O exército de um homem só, Os deuses de Raquel, O centauro no jardim, A mulher que escreveu a Bíblia e outros. Aqui está de novo a sua incrível armada, metida numa desastrada cruzada que somente o humor de Scliar – um dos maiores escritores brasileiros contemporâneos – poderia criar.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Os voluntários

Similares


Resenhas para Os voluntários (10)

ver mais
Gostei
on 31/12/20


Uma salada étnica e cultural. Narrativa acelerada de um grupo de conhecidos e amigos de diversas culturas e credos. Os diálogos são escritos de forma singular e ficam misturados à narrativa, o que deixa a leitura com uma sensação de rapidez e coloquialidade. É praticamente um conto regionalista, com referências tão locais que fico imaginando se o público-alvo seriam os leitores portoalegrenses. Um detalhe curioso é que as reviravoltas e peculiaridades não param de acontecer até o capí... leia mais

Estatísticas

Desejam7
Trocam4
Avaliações 4.1 / 107
5
ranking 41
41%
4
ranking 37
37%
3
ranking 19
19%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

47%

53%

Ana Mello
cadastrou em:
05/03/2009 19:46:03
Alê | @alexandrejjr
editou em:
28/05/2022 15:33:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR