Otávia

Otávia Pseudo-Sêneca


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Com a tradução de Otávia, tragédia pretexta pseudossenequiana, antecedida de um estudo sobre o texto, a Editora Madamu apresenta mais um trabalho da professora Zelia de Almeida Cardoso, Professora Titular Sênior de Língua e Literatura Latina da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Otávia - peça cujo enredo gira em torno do repúdio e da condenação da primeira esposa de Nero - se situa na raiz da teatrologia ocidental baseada em fatos da história romana.Representa o ponto inicial de uma tendência que iria desenvolver-se durante a Idade Média, atingindo o Renascimento, para florescer com a dramaturgia elizabetana e com o seiscentismo francês, chegar ao século XVIII e permanecer durante o Romantismo,o Realismo e o Modernismo, quando autores de peças teatrais e de textos e roteiros a serem utilizados em produções cinematográficas se ocuparam de temas referentes à história de Roma, sob seus múltiplos aspectos. Se reduzíssemos o texto a uma "grande frase", a fim de determinar-lhe a "estrutura sintática", ou seja, as relações de dependência existentes entre as suas diversas partes, teríamos algo como: "Otávia, filha de Messalina e do imperador Cláudio, órfã, infeliz, enraivecida e desesperada, é repudiada por Nero que, depois de casar-se com Popeia, expulsa a ex-esposa de Roma e a condena à morte, acusando-a de fomentar uma sedição popular". São os elementos de tal "frase" que se desdobram nos diversos atos que compõem a pretexta. Nesta edição trazemos o texto em latim e a tradução em português, além de diversas notas explicativas e um glossário de nomes próprios que devem auxiliar o leitor a mergulhar no universo de intrigas e despotismo do palácio de Nero.

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