Outra face do Feminismo

Outra face do Feminismo Míriam Lifchitz Moreira Leite

Compartilhe


Outra face do Feminismo


Maria Lacerda de Moura




A autora procurou compreender a rebeldia como engrenagem de mudança social acionada contra os abusos do poder, ao estudar a história da vida de uma rebelde exemplar: Maria Lacerda de Moura.

Essa rebeldia exprimiu-se na desmitificação de dogmas autoritários, transmitidos na esfera da família através da mulher e da criança, e na opção pela suprema resistência e pela não-violência, na linha de Tolstoi e Gandhi (1928-45). A crença na educação como meio de transformar a sociedade aliou Maria Lacerda a anarquistas, como já a aliara a projetos nacionalistas e associações feministas. O anticlericalismo aproximou-a dos intelectuais de esquerda, como também seu pioneirismo na luta pacifista e antifascista (1928-35).

Todo um conjunto de condições históricas e ideológicas de uma parte despossuída e negligenciada da população - fundamentalmente as mulheres de classe média de parcos recursos, à procura de caminhos de sobrevivência e de explicações lógicas ou ocultas para a sua integração, ou para a superação de suas condições de vida - termina se revelando através da vida e da obra de Maria Lacerda de Moura.

Ao tentar construir um universo fraternal e igualitário, de indivíduos conscientes e sem hierarquias em Guararema, SP, Maria Lacerda retomou o germe propulsor das comunidades utópicas e foi precursora dos movimentos ecológicos atuais.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História

Edições (1)

ver mais
Outra face do Feminismo

Similares

(7) ver mais
A mulher é uma degenerada
Fascismo: filho dileto da Igreja e do Capital
Maria Lacerda de Moura
Serviço militar obrigatório para mulheres? Recuso-me! Denuncio!

Estatísticas

Desejam15
Trocam1
Avaliações 4.0 / 1
5
ranking 0
0%
4
ranking 100
100%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

21%

79%

Carolzita0
cadastrou em:
23/05/2012 13:29:51

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR