Pacientes que curam

Pacientes que curam Júlia Rocha


Compartilhe


Pacientes que curam


o cotidiano de uma médica do SUS




Os textos de Pacientes que curam apresentam o que Julia - uma mulher negra, médica de família e comunidade, mãe e cantora - vivenciou no plantão no hospital, em seu consultório na Unidade Básica de Saúde, na UPA ou em visita a pacientes em casa. E, ao fazer isso, traçam um retrato de um Brasil periférico, que vive mal desde sempre. Ao mesmo tempo, revelam o que há de universal, de sensível, no humano. No livro, vemos como saúde é muito mais do que não estar doente: é ter garantido o direito ao trabalho, à moradia, à alimentação, à educação, ao lazer e aos demais componentes do Estado de bem-estar social. Mas como proporcionar direitos às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social? Como fazer cumprir os artigos da Constituição que estabelecem acesso universal e igualitário à saúde?
A saúde é direito de todos e dever do Estado. O SUS, criado em 1986, é resultado de lutas dos movimentos sociais e engloba políticas de assistência e programas para a promoção da saúde, da democracia e da cidadania para todos os brasileiros, de forma gratuita. É considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo.

Graças ao SUS e a sua rede de profissionais dedicados ao atendimento humanizado dos pacientes, temos a chance de conhecer a dra. Julia e os pacientes-personagens deste livro. Histórias como as de Juliana e Juraci, que sofriam de uma das piores doenças que a sociedade pôde transmitir, o racismo e a escravidão; de Ruth, que buscava um remédio para dormir e saiu com diagnóstico de opressão por machismo. E também como a da mulher que queria uma solução para diminuir o desejo sexual e descobriu que estava saudável; e de seu André, que quase morreu e encontrou o amor.

Pacientes que curam é um livro para se emocionar, para rir. É diversão e é alimento para a luta. Um livro para pessoas que sentem muito pelas injustiças e que teimam em mudar o mundo.

Biografia, Autobiografia, Memórias / Medicina e Saúde

Edições (1)

ver mais
Pacientes que curam

Similares

(3) ver mais
A Morte é Um Dia Que Vale a Pena Viver
Antes de Partir
Histórias lindas de morrer

Resenhas para Pacientes que curam (41)

ver mais
Viva ao SUS
on 15/3/21


Livro cheio de relatos dos mais engraçados aos mais trágicos. Cada relato que eu li vinha um pensamento de como o SUS e profissionais como a Júlia, são importantes no nosso sistema. Muitas vezes os pacientes não precisam ser medicados, só precisam conversar e ter alguém que não os julgue. ?Cuidado é singular. Como as pessoas também são.? - p. 49... leia mais

Estatísticas

Desejam48
Trocam1
Avaliações 4.6 / 150
5
ranking 76
76%
4
ranking 21
21%
3
ranking 2
2%
2
ranking 1
1%
1
ranking 0
0%

10%

90%

Letícia
cadastrou em:
07/12/2020 18:32:35
Letícia
editou em:
07/12/2020 18:32:55