Pai, Pai

Pai, Pai João Silvério Trevisan


Compartilhe


Pai, Pai





Mesclando passado e presente, análises pessoais e referências culturais, Trevisan compõe um painel inesquecível da relação tumultuosa entre pai e filho enquanto constrói, com maestria, o retrato de toda uma geração.

João nasceu em Ribeirão Bonito, interior de São Paulo, filho mais velho de uma família de classe média baixa. Desde o início, acompanha a forma rude como o pai José trata sua mãe, de origem mais humilde. É vítima, ainda criança, da violência de José, que não aceita sua natureza de "menino maricas". Antes de completar 10 anos, João entra num seminário, para escapar do ambiente de casa. "Eu iniciava meu processo de ser outro, um homem, sem deixar de ser o mesmo filho de José, o cachaceiro."

Depois de abandonar o seminário, ele busca sua liberdade, e deixa o Brasil da ditadura para conhecer o mundo. Atravessa graves momentos políticos na América Latina e vivencia a contracultura nos Estados Unidos. Mergulha na escrita e nas artes. Mas a sombra do pai continuará sempre consigo.

Biografia, Autobiografia, Memórias / LGBT / GLS / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Pai, Pai

Similares

(24) ver mais
Na ânsia do abrigo
Devassos no paraíso
Devassos no paraíso
Em nome do desejo

Resenhas para Pai, Pai (35)

ver mais
Como superar um trauma familiar
on 17/9/23


A trajetória da narrativa atravessa infância, juventude e velhice de muitos homens gays. A dificuldade de aceitação familiar mostra-se, muitas vezes, como violência tanto psicológica quanto fisicamente. A figura paterna age, no relato biográfico, com provável enrustimento sexual e consequente agressão contra o filho efeminado. Enredo muitas vezes incômodo por acionar gatilhos emocionais em leitores que vivenciaram a mesma situação. Ser, apesar do outro, define-se como o maior desafio. ... leia mais

Estatísticas

Desejam94
Trocam1
Avaliações 4.1 / 222
5
ranking 41
41%
4
ranking 39
39%
3
ranking 18
18%
2
ranking 2
2%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Pedro
cadastrou em:
12/08/2017 13:40:09
Alê | @alexandrejjr
editou em:
31/10/2022 08:49:05

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR