Paisagem com dromedário

Paisagem com dromedário Carola Saavedra


Compartilhe


Paisagem com dromedário





Numa ilha remota, entre turistas e dromedários, uma artista plástica registra mensagens ao seu amado num gravador. Nelas, reconstitui uma história complexa, que inclui um insólito triângulo amoroso e inquietas experiências estéticas.

Autoexilada numa ilha, Érika grava mensagens endereçadas a Alex, seu amado. Nas 22 gravações que compõem Paisagem com dromedário, ela tenta reconstituir e compreender seu passado.

Artistas plásticos, Érika e Alex se envolveram durante anos em experiências estéticas e existenciais, que incluíam obras em parceria e um insólito triângulo amoroso com a jovem Karen. A perplexidade diante da morte de Karen, e do seu próprio comportamento em relação à amiga, da qual se afastou ao saber que ela estava com câncer, parece ser uma das motivações para o exílio voluntário de Érika e para sua rememoração do passado.

No centro das inquietações da narradora está a questão da identidade. Onde começava a sua personalidade de artista e de mulher e onde terminava a influência ao mesmo tempo fecunda e opressora de Alex? Érika se entrega a esse exercício retrospectivo, em que se misturam a memória, a imaginação e um implacável raciocínio crítico.

Em Paisagem com dromedário, Carola Saavedra atualiza radicalmente o gênero epistolar, aproximando-o do cinema e do radioteatro. Reafirma assim o vigor e a originalidade de sua escrita, uma das mais marcantes do atual panorama literário brasileiro.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (1)

ver mais
Paisagem com dromedário

Similares

(3) ver mais
Com armas sonolentas
Convivência
O impostor

Resenhas para Paisagem com dromedário (9)

ver mais
Como não querer ler um livro com um título exótico desse?
on 29/7/21


Claro que eu li pelo título, mas que descoberta maneira e recompensadora que foi conhecer a Carol Saavedra e já colocar todos os outros livro dela na minha lista no site. Quanto mais eu penso no livro, mais a palavra que define ele pra mim é SOLIDÃO. Solidão da Érika, e sua incapacidade em lidar com situações fora de sua zona de conforto. Solidão da Karen, e sua necessidade de pertencer e ser aceita. Solidão da Alex, e seu complexo artístico. Solidão do Adrian, enganando a si própri... leia mais

Vídeos Paisagem com dromedário (1)

ver mais
Paisagem com dromedário, de Carola Saavedra

Paisagem com dromedário, de Carola Saavedra


Estatísticas

Desejam52
Trocam4
Avaliações 3.8 / 98
5
ranking 27
27%
4
ranking 42
42%
3
ranking 26
26%
2
ranking 4
4%
1
ranking 2
2%

33%

67%

Nana
cadastrou em:
17/05/2010 15:36:52
Jenifer
editou em:
31/05/2021 19:13:50

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR