Panorama do Novo Testamento

Panorama do Novo Testamento Robert H. Gundry


Compartilhe


Panorama do Novo Testamento


3ª Edição Revisada e Ampliada








CONSIDERADA UM CLÁSSICO PELOS ESTUDIOSOS DO NT, esta obra vem sendo usada no Brasil há mais de 20 anos como livro de referência em seminários que oferecem cursos de introdução ao Novo Testamento ou à teologia bíblica em geral.



O QUE CONTINUA

Nesta nova edição, o autor manteve as características que fizeram desta uma obra de referência nos estudos neotestamentários, como a riqueza de informações, a abordagem que insere o estudioso no ambiente em que se formaram os textos do NT, as discussões francas e objetivas sobre a composição dos livros (local, autoria, data e autenticidade), sobre os primeiros destinatários e sobre o mundo político e religioso de então.



O QUE MUDOU

Robert H. Gundry introduziu também algumas mudanças significativas, entre elas:



Rearranjo do conteúdo

Em vez de tratar os evangelhos de forma harmonística e acompanhar o ministério de Jesus nos evangelhos como um todo (como nos capítulos 5 a 11 da versão anterior), na nova edição o autor elaborou três capítulos que dão essa visão geral (capítulos 4 a 6) e depois trata os quatro evangelhos de forma separada, um por capítulo (capítulos 7 a 10), e nos dá, assim, um sabor especial das características singulares de cada evangelho. Essa abordagem é bastante interessante, pois provoca no leitor o desejo de conferir no próprio texto as características destacadas.



Mudança de estrutura

Praticamente eliminou as notas de rodapé e incluiu essas informações de forma agradável sob a forma de comentários dispostos em caixas especiais à margem do texto, ou as incorporou no próprio texto.



Detalhes de apoio

Merece destaque a riqueza de detalhes novos, especialmente informações contextuais, como por exemplo, citações de autores não-bíblicos da época.



Sobre o Autor



ROBERT H. GUNDRY é hoje Scholar-in-Residence do Westmont College, em Santa Bárbara, na Califórnia. É um grande especialista em diversas áreas de estudo, entre elas o grego e a teologia do Novo Testamento, escatologia, e os evangelhos. Em 1961, recebeu o título de Ph.D. em Estudos do Novo Testamento pela Manchester University. Foi agraciado com o prêmio de Melhor Professor do Ano (Teacher of the Year Award) por três vezes, tendo recebido também outros prêmios como o Faculty Researcher of the Year Award e o Sears-Roebuck Foundation Teaching Excellence and Campus Leadership Award.

Edições (2)

ver mais
Panorama do Novo Testamento
Panorama do Novo Testamento

Similares

(3) ver mais
Mangá Metamorfose
Mangá Mensageiros
Panorama do Antigo Testamento

Resenhas para Panorama do Novo Testamento (1)

ver mais
Um Estudo Social Histórico e Cultural da Bíblia Cristã.
on 2/9/12


A leitura deste livro, me fez interessar por leituras bíblicas academicas, principalmente por esse tipo de leitura nos proporcionar argumentos para debatermos assuntos relacionados a Palavra de Deus contido na Biblia Crista. Por ser usado em seminários teológicos, o conteúdo desse livro compara, discute, e refuta as críticas direcionadas à Santa Escritura- coisas do tipo: 1) Sobre a possibilidade de ser ou não o conteúdo do livro Sagrado de autentica inspiração divina, 2) Se é ou não... leia mais

Vídeos Panorama do Novo Testamento (1)

ver mais
DGV#037 - Panorama do Novo Testamento - ROBERT H. GUNDRY

DGV#037 - Panorama do Novo Testamento - ROBER


Estatísticas

Desejam20
Trocam1
Avaliações 4.0 / 21
5
ranking 29
29%
4
ranking 52
52%
3
ranking 14
14%
2
ranking 5
5%
1
ranking 0
0%

68%

32%

Isaque
cadastrou em:
03/11/2009 00:03:27