Pantagruel e Gargântua

Pantagruel e Gargântua François Rabelais


Compartilhe


Pantagruel e Gargântua


Obras completas de Rabelais - 1




Nascido em Chinon, importante cidadela medieval francesa, François Rabelais (1483?-1553) estudou direito, tornou-se monge franciscano e depois beneditino, quase foi expulso da Igreja por ter tido três filhos, trabalhou como secretário de um dos homens de confiança do rei Francisco I, publicou traduções de autores gregos e latinos, e formou-se em medicina. Além de tudo isso, teve tempo para escrever quatro obras fundamentais do Renascimento: Pantagruel (1532), Gargântua (1534) — aqui reunidos no primeiro dos três volumes das Obras completas de Rabelais —, o Terceiro livro (1546) e o Quarto livro (1548-1552) de Pantagruel, e também uma miscelânea de almanaques, versos, cartas e outros textos, que inclui um Quinto livro de autoria questionada. Dessa forma, segundo Mikhail Bakhtin, ele ocupa um lugar na história da literatura “ao lado de Dante, Boccaccio, Shakespeare e Cervantes”.
As aventuras dos gigantes Gargântua e Pantagruel, pai e filho, e suas peripécias em Paris e outros locais, são um dos pontos altos da ficção humorística ocidental. Sem respeitar nenhuma regra — de verossimilhança, composição épica, hierarquia ou do puro e simples bom senso —, Rabelais revolucionou o romance, parodiando as novelas de cavalaria, os tratados antigos, os preceitos da Igreja e as disputas políticas entre o rei da França e o líder supremo do Sacro Império Romano-Germânico, Carlos V.
Alternando os registros popular e erudito, incorporando listas diversas, poemas e textos nonsense, e se utilizando da picardia, do grotesco e do escatológico para satirizar a pompa dos poderosos, Rabelais antecipou recursos estilísticos que só apareceriam séculos depois na prosa moderna — algo que foi captado com criatividade e brilho nesta genial tradução de Guilherme Gontijo Flores, que também assina a organização, a apresentação e os comentários a cada capítulo de Pantagruel e Gargântua. Completam o volume cerca de 120 ilustrações de Gustave Doré, selecionadas a partir das edições de 1854 e 1873 da obra de Rabelais.

Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Pantagruel e Gargântua

Similares

(4) ver mais
Gargântua e Pantagruel
Gargântua & Pantagruel
Terceiro, Quarto e Quinto livros de Pantagruel
O ciclo de Gargântua e outros escritos

Resenhas para Pantagruel e Gargântua (4)

ver mais
Surpreendente, sátiro, grotesco, sem noção, amei!!!!
on 7/5/22


Me lembrei na infância de ter lido um livro ilustrado sobre dois gigantes de nome Pantagruel e Gargântua, já na infância achei bem esquisito pois não se parecia em nada com um livro infantil porém lembro que ele ficava na sessão infantil da biblioteca da escola, alguém com certeza fez de sacanagem. Guardei na memória a história e quando vi que a 34 lançaria comprei na pré venda e esperei ansiosa. Surpresa minha pois me deparei com uma das melhores leituras da vida kkkkk, enrolei de pro... leia mais

Vídeos Pantagruel e Gargântua (2)

ver mais
VLOG NA PRIMAVERA DOS LIVROS 2023 | Ana Carolina Wagner

VLOG NA PRIMAVERA DOS LIVROS 2023 | Ana Carol

PANTAGRUEL - François Rabelais

PANTAGRUEL - François Rabelais


Estatísticas

Desejam58
Trocam1
Avaliações 4.3 / 28
5
ranking 61
61%
4
ranking 25
25%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 4
4%

58%

42%

Diego
cadastrou em:
13/05/2021 19:09:28
Fernando
editou em:
10/11/2022 13:32:30

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR