Pão, Terra e Liberdade na Cidade Imperial

Pão, Terra e Liberdade na Cidade Imperial Paulo Henrique Machado

Compartilhe


Pão, Terra e Liberdade na Cidade Imperial





O livro Pão, Terra e Liberdade é fruto de um estudo sobre a Aliança Nacional Libertadora na cidade de Petrópolis no ano de 1935. A ANL (Aliança Nacional Libertadora) foi criada no Brasil em 1935 com o objetivo de combater o integralismo, o imperialismo, o latifúndio e lutar pela reforma agrária.

No município de Petrópolis, a ANL possuía algumas particularidades, como a liderança do movimento operário, além de ter se tornado uma reação contra os privilégios dos descendentes da família real na cidade, contra o conservadorismo católico e contra a atuação dos partidos fascistas e nazistas. A organização da ANL na cidade ganha uma importância nacional em junho de 1935, após a morte do operário Leonardo Candu, militante da ANL, desencadeando uma greve geral que durou mais de uma semana. Este trabalho busca analisar os fatores que fizeram da ANL em Petrópolis uma referência nacional, bem como os principais atores que atuaram naquela turbulenta conjuntura.





Paulo Henrique Machado é mestre em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professor da rede estadual, municipal, particular e do PVNC na cidade de Petrópolis.



Um ídolo.

Edições (1)

ver mais
Pão, Terra e Liberdade na Cidade Imperial

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 9
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR