Para Onde Foi o Meu Futuro?

Para Onde Foi o Meu Futuro? Eliane Maciel


Compartilhe


Para Onde Foi o Meu Futuro?





Em "Para Onde Foi o Meu Futuro?", Eliane Maciel, volta às questões existenciais e domésticas, dessa vez usando a ficção, para contar as agruras de um jovem de 17 anos que deseja se tornar um cineasta e vê seu sonho ameaçado quando o pai fica desempregado.

Este livro é um registro sensível da realidade brasileira. Pelos olhos de Lucas, a autora radiografa as contradições, sonhos e desejos de uma juventude que está aprendendo, dia-a-dia a construir seu futuro.





Uma novela de Eliane Maciel sobre os ideais e as perspectivas de um jovem de classe média do século XXI



Ela despontou na literatura com o romance autobiográfico Com licença, eu vou à luta narrando os conflitos familiares de uma jovem suburbana e conquistando uma geração de leitores que transformaram o livro num best-seller. Em PARA ONDE FOI O MEU FUTURO ?!, Eliane Maciel volta às questões existenciais e domésticas, dessa vez usando a ficção, para contar as agruras de um jovem de 17 anos que deseja se tornar um cineasta e vê seu sonho ameaçado quando o pai fica desempregado.



Num texto fluente e de narrativa original, Eliane faz de seu personagem o próprio narrador que, enquanto não pode realizar o sonho de fazer cinema, decide contar sua história como se estivesse fazendo o roteiro de um filme, o filme de sua própria vida.



"Tudo pronto? Ok, lá vai: Luz! Câmera! Ação!!!"



A época é o início do século XXI. O cenário é a cidade do Rio de Janeiro. O bairro Copacabana. Lucas, o personagem principal, é um jovem de 17 anos que se autodescreve "como tão carioquíssimo que não consegue disfarçar o gingado de falar arrastado". Ele tem olhos claros, cabelos castanhos, um metro e oitenta e se acha o típico projeto mal acabado: pés e mãos grandes demais, míope, esquisitão e ainda com uma tendência a gaguejar, quando nervoso.Sempre estudou num colégio de classe média, mora num bairro de classe média e nasceu em uma família tipicamente de classe média.



Completamente mimado, alienado e egoísta, nada parecia ameaçar o delicioso mundinho de laranjada e pão de queijo do nosso protagonista. E quanto a trabalho, com toda a honestidade, ele confessa: "eu até achava que aquilo ia me acontecer em algum momento, tão inevitável quanto a primeira transa de verdade e acne após uma over de chocolate. Mas apenas em agum momento pós-faculdade. Portanto, no fundo, aquele dia nefasto me parecia tão distante que, muito antes de me animar a pensar nele, eu já ficava com preguiça, desviava a mente pra outra parada e tratava de tirar um cochilo. Que panaca, meu Deus."



Porém, de repente, o desemprego chegou e se instalou de mala e cuia dentro da casa de Lucas. Depois do primeiro impacto — depressão, pequenos surtos psicóticos, algumas idéias malucas e cortes profundos no orçamento familiar —, o jovem e toda a sua família são obrigados a cair na real: está na hora de mudar alguns velhos conceitos e ir à luta. Qual a melhor saída? Montar uma empresa familiar ou voltar a ser empregado? Para Lucas, ainda resta a grande dúvida: escolher uma profissão que o realize ou aquela que lhe dará mais segurança?



PARA ONDE FOI O MEU FUTURO ?! é um registro sensível da realidade brasileira. Pelos olhos de Lucas, o adolescente de 17 anos que narra esta história, a autora radiografa as contradições, sonhos e desejos de uma juventude que está aprendendo, dia-a-dia a construir seu futuro.







Eliane Maciel, 38 anos, é carioca e jornalista. Seu primeiro livro tornou-se um dos maiores best-sellers no segmento juvenil. Autobiográfico, Com licença eu vou à luta, falava dos problemas da geração 64 – criada em plena ditadura. Seus sonhos e loucuras. Depois dele, vieram outros clássicos como: O grande escarcéu, Na luta, sem pedir licença, A vida e agora - ser jovem nos tempos da Aids.Com Para onde vai o meu futuro?!, Eliane reafirma seu talento como uma autora antenada com questões do cotidiano do jovem brasileiro.


Edições (1)

ver mais
Para Onde Foi o Meu Futuro?

Similares


Resenhas para Para Onde Foi o Meu Futuro? (1)

ver mais
on 30/4/09


sem dúvida um livro maravilhoso, recomendo e muito, você pode até não se ver em todos os assuntos, mas, com alguma coisa você vai se identificar...... leia mais

Estatísticas

Desejam1
Trocam3
Avaliações 3.8 / 13
5
ranking 23
23%
4
ranking 31
31%
3
ranking 46
46%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

43%

57%