Para Um Teatro Pobre

Para Um Teatro Pobre Jerzy Grotowski


Compartilhe


Para Um Teatro Pobre





A ideia de um teatro destituído de efeitos e construído sobre a relação viva entre atores e espectadores constituiu, por longo período, o pensamento e a prática artística de um homem incomum: o encenador polonês Jerzy Grotowski, criador do chamado “teatro pobre”. Os textos que fazem parte desta obra foram organizados pelo teatrólogo italiano Eugenio Barba (diretor do Odin Teatret), que de 1958 a 1962 uniu-se a Grotowski, em Opole, Polônia, para acompanhar o desenvolvimento de seu método de trabalho e assistir à preparação de suas produções.
"Para um teatro pobre" difundi u mundialmente as ideias desse artista e pensador revolucionário, que viu seu pequeno Teatro das 13 Filas (Teatr 13 Rzedów) se transformar numa das mais respeitadas instituições de teatro, o Teatro Laboratório (Teaterlaboratorium).
Grotowski inventou seu próprio caminho, propondo ao ator uma atuação baseada em leis inegociáveis: a concentração, a autoexposição e o entregar-se completamente. Ao redimensionar o papel do ator, levantou questões que permeiam até hoje as discussões sobre o teatro e sobre o seu lugar no curso das transformações contemporâneas.
O Teatro Caleidoscópio e a Editora Dulcina reeditam esta obra apostando no fundamento que melhor define a pesquisa de Grotowski: o teatro como arte do encontro, como transcendência da solidão.

Edições (1)

ver mais
Para Um Teatro Pobre

Similares

(2) ver mais
O ator invisível
A Construção da Personagem

Resenhas para Para Um Teatro Pobre (1)

ver mais
Para um teatro pobre
on 9/4/15


O livro "Para um teatro pobre" traz com ele o conceito do que é o laboratório teatral, ensina a trabalhar em cima da exaustão,traz inúmeros exercícios teatrais e prova que para se ter teatro basta ter um ator e um expectador, e que não se precisa de grandes complementos (figurinos,maquiagens, iluminação...) para esta realização. •DaviBook's•... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam1
Avaliações 4.6 / 12
5
ranking 67
67%
4
ranking 33
33%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

40%

60%

Pedro Henrique Müller
cadastrou em:
10/02/2012 02:04:10

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR