Paraísos Artificiais

Paraísos Artificiais Charles Baudelaize


Compartilhe


Paraísos Artificiais


O Ópio e Poema do Haxixe




Paraísos artificiais, de Charles Baudelaire (1821-1867), reúne dois ensaios realizados pelo poeta seguindo o seu interesse pelos chamados "estudos de exaltação atingidos" pelo uso de drogas, especialmente as que estavam em voga na época: o ópio e o haxixe.

Este livro teve origem no poema em prosa publicado em 1851 no Messager d'Assemblé chamado Do vinho e do haxixe (incluído no final deste volume). Dez anos depois, o autor de Flores do mal (publicado e apreendido em 1857, esteve proibido até 1924 na França, período em que se vendeu milhares de exemplares clandestinamente) desenvolveria o tema em duas partes: O ópio e o Poema do haxixe. No Ópio, Baudelaire comenta e analisa o livro de Thomas de Quincey, Confissões de um comedor de ópio, de quem foi o tradutor e grande admirador.

No Poema do haxixe, o poeta fala sobre os efeitos da droga baseado em suas experiências e na convivência com poetas, pintores e jovens intelectuais franceses, que se reuniam no Club des Hachichins, no Hotel Pimodan, onde residia Baudelaires em Paris.

Edições (1)

ver mais
Paraísos Artificiais

Similares


Resenhas para Paraísos Artificiais (1)

ver mais
on 8/8/15


Em Paraísos Artificiais, temos dois dos principais trabalhos monográficos de Charles Baudelaire. Um deles trata sobre o vício no haxixe. A segunda parte é uma releitura do livro Confissões de Um Comedor de Ópio, de Thomas De Quincey. O livro é permeado por uma aura metafísica e muitas vezes não se sabe se é um elogio ou ataque ao uso das drogas (sendo o haxixe, por ele, mais menosprezado). Vale à pena conferir o capítulo intitulado O Homem Deus. A publicação serviu ao diretor br... leia mais

Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam1
Avaliações 4.3 / 7
5
ranking 43
43%
4
ranking 43
43%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

41%

59%

Gustavo Knoxter
cadastrou em:
27/12/2013 18:38:43

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR