Partiu para o Egito

Partiu para o Egito Michel Nil


Compartilhe


Partiu para o Egito (Hora da mãe)


As aparições de Nossa Senhora no Egito




Um caso totalmente incomum na história das aparições ocorreu na periferia do Cairo (Egito). O local desses extraordinários eventos foi Zeitoun, que em árabe significa oliveira, bem próximo a Mataria, onde, segundo a tradição, teria vivido a Sagrada Família no tempo em que esteve no Egito.

Os fatos tiveram início na noite de 2 de abril de 1968 - dia da Páscoa - e seus primeiros protagonistas foram alguns mecânicos e motoristas de uma garage de ônibus, fronteiriça à igreja. De pé sobre a cúpula central, a mão apoiada na cruz que a encima, eles viram uma "freira vestida de branco". Temendo que pudesse escorregar e cair, pois se encontrava sobre uma superfície arredondada, gritaram-lhe que tivesse cuidado e aguardasse a cli1egada de socorro. Um deles, temendo tratar-se de uma suicida, correu a avisar a polícia, enquanto outro atravessou a rua e bateu à porta da casa paroquial. Logo uma considerável multidão se reuniu ao redor da igreja, interrompendo o trânsito.

Espetáculo indescritível
"Pelas 10 ou 11 da noite - conta o muçulmano Moshen Taher, descrevendo as aparições dos próximos meses, começou a gritaria. Levei um choque ao ver Nossa Senhora. Era uma pessoa que ali estava em plena luz. Mas tão real, tão linda, que não existe nada mais bonito do que aquilo. Era uma pessoa, via-se, sentia-se que estava ali, que sorria, que desejava falar, comunicar alguma coisa, conceder alguma coisa... uma bênção, sei lá.
Mas não se esvaia bruscamente, como uma lâmpada que alguém acende ou apaga, e sim fazendo gestos de despedida. As aparições duravam boa parte da noite, geralmente até a aurora". Aqui no bairro já não se dormia... Às vezes ela deixava de aparecer, digamos, por uma semana. Mas quando reaparecia, era um mar de gente. Não imagina, não pode imaginar. Toda a redondeza reboava com as aclamações da multidão. Uma gigantesca multidão em estado de... crença, de alegria, não posso descrever. Nada podia distrair essa gente".
As multidões eram realmente algo espetacular: em média, 50.000 pessoas, mas quantas vezes chegava a 100.000 ou mais. Em conseqüência, tanto a cerca da igreja, que era de madeira, quanto as dos jardins da vizinhança, foram derrubadas. Diante disto, a administração municipal determinou o fechamento da rua ao trânsito de automóveis, no setor próximo da igreja. Mesmo assim, em certas noites tomava-se extremamente difícil alguém movimentar-se ali.
Absolutamente silenciosa
Na mesma linha via o testemunho do bispo Athanasios Matan:
"Ela aparecia muito nítida. Não era uma simples imagem plana, era um corpo cheio e brilhante. Um espetáculo galvanizante, indescritível... Antes da aparição, viam-se duas pombas brancas, que largavam da cúpula como foguetes. Depois, como uma nuvem que se transforma numa luz fluorescente, e era ali que aparecia a Virgem. Uma silhueta muito clara, uma pessoa que parecia querer falar. Deslocava-se lentamente por cima da igreja, afim de que todos pudessem vê-la de frente. Fazia mesuras e inclinava-se para saudar a multidão. Traçava sinais de bênção com as mãos. Seus deslocamentos, porém, não eram os de um caminhar comum e sim de um deslizar no espaço".
Às vezes aparecia com véu e uma longa veste branca e azul. Para saudar a multidão, movia os braços, mostrando um ramo de oliveira. Outras vezes vinha com o menino Jesus, que parecia ter a idade de uns 12 anos, e ao menos uma vez, veio com São José. Uma coroa luminosa na cabeça lhe conferia um ar de majestade.
O curioso é que nunca disse uma palavra. Limitava-se a sorrir e acenar para aquelas multidões, vindas de todo o Egito, onde 80 por cento são muçulmanos, e os outros 20 são coptas ortodoxos, coptas protestantes, coptas católicos e de outras confissões. A todos abanava e sorria, como a dizer: sejam bem vindos, todos vocês são meus filhos.
Milhares de enfermos incuráveis foram improvisa e prodigiosamente sanados. Curas que foram depois atestadas como milagrosas por uma comissão de médicos e professores, constituída pela autoridade eclesiástica.
Sinais misteriosos
A aparição era geralmente anunciada por luzes misteriosas. Às vezes, um globo luminoso, tão deslumbrante que os olhos precisavam de alguns minutos para distinguir a figura da Virgem que dele surgia. Outras vezes, descargas de relâmpagos silenciosos, ou então ainda o que parecia ser uma chuva de estrelas ou diamantes. Muito freqüentemente a luz aparecia numa das cúpulas, e logo se estendia a todo o telhado e à parte superior das cúpulas.
Outro fenômeno especial era - como dissemos - a presença de seres semelhantes a pombos, porém, muito maiores, de um prateado luminoso. Surgiam de repente e sumiam da mesma forma. Voavam mais velozmente que os pombos, sem bater as asas, parecendo mais deslizar do que voar. Ora vinham em número de dois, ora de três, de seis ou mais, e voavam em formação triangular, em cruz ou em linhas paralelas.
As aparições de Nossa Senhora foram em número de cem, ao longo de 14 meses. A respeito delas encontramos esta surpreendente explicação do patriarca capto local, que justifica a sua inclusão neste livro sobre os tempos finais: "Junto à catedral (sobre cujo telhado a Virgem aparecia) existe uma pequena capela, construída no século X. Em suas portas de madeira encontram-se esculpidas duas profecias. Num dos painéis se lê:
'A Virgem virá a este lugar, aparecerá durante um ano inteiro, e este será o fim dos tempos, dos tempos do mal´" (O relato pormenorizado das aparições de Zeitoun foi publicado em "Le monde capte", n° 1 de 1977, e transcrito quase na íntegra na revista de parapsicologia "Psi international", n° 5 de maio-junho de 1978. O relato mais completo, porém, nos é proporcionado por Michel Nil, em Les aparitions de Ia Vierge en Egypte 1968-1969, editado. em português como título Partiu para o Egito. Edições Boa Nova, Portugal.)

Religião e Espiritualidade

Edições (1)

ver mais
Partiu para o Egito

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 5.0 / 1
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Alessandro
cadastrou em:
27/06/2016 11:17:59

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR