Patriotismo e Quem são Mishimas?

Patriotismo e Quem são Mishimas? Yukio Mishima


Compartilhe


Patriotismo e Quem são Mishimas?


[Box]




O japonês Yukio Mishima (1925-1970), considerado um dos mais importantes autores do século XX, viveu apenas 46 anos, quando, após liderar a rendição de um comandante, cometeu suicídio nas dependências do quartel militar de Tóquio, produzindo uma impressionante cena, digna de cinema. Foi quem teve o fim mais espetacular entre os mais notáveis colegas de ofício. Muitos tiraram a própria vida, mas Mishima desejava, antes de tudo, a simbologia da morte heroica.

É esse sentimento rebelde e ritualístico que encontramos em seu conto Patriotismo, escrito em 1960 e reconhecido pelos críticos como uma obra-prima mundial. O foco da narrativa está no lado mundano da existência, mesclando beleza, intensidade e paixão. Em acontecimentos que se desenrolam durante três dias, com passagens de cunho autobiográfico, o escritor faz a descrição vívida de um ritual de haraquiri.

Com atraente projeto gráfico, este box inclui, além do conto, o volume Quem são Mishimas?, perfil biográfico do autor japonês, escrito pelo especialista Victor Kinjo e enriquecido com uma bela seleção de fotos. Dentre outros aspectos importantes da vida de Mishima, Kinjo narra a temporada em que o autor esteve no Brasil, em São Paulo e no Rio, onde passou o Carnaval de 1952. A festa popular o marcou para sempre, influenciando, inclusive, a sua visão mais íntima da vida, como relata em seu diário de viagem.

Contos / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
Patriotismo e Quem são Mishimas?

Similares

(1) ver mais
Confissões de uma máscara

Resenhas para Patriotismo e Quem são Mishimas? (1)

ver mais
O intenso contraste do erotismo e morte
on 28/11/20


O box é dividido em duas obras, o conto (?) se assim posso chamar, Patriotismo, de Mishima, e o ensaio de Victor Kinjo, esse último é interessante para dar ao leitor de primeiro contato com o escritor, uma perspectiva de sua vida e breves elaborações sobre o mesmo. Quanto a obra de Mishima em si, é dotada de bastante intensidade e vivacidade, com diversas alternâncias de consciência, do casal principal, recém casados. O Tenente é confrontado com uma situação adversa que fere sua honra... leia mais

Estatísticas

Desejam27
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.2 / 24
5
ranking 38
38%
4
ranking 58
58%
3
ranking 4
4%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

53%

47%

Jenifer
cadastrou em:
12/02/2020 21:47:25

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR