Pau Brasil

Pau Brasil Oswald de Andrade


Compartilhe


Pau Brasil





Em Pau-Brasil, põe em prática as propostas do manifesto do mesmo nome. Na primeira parte do livro, "História do Brasil", Oswald recupera documentos da nossa literatura de informação, dando-lhe um vigor poético surpreendente.

Na segunda parte de Pau-Brasil - "Poemas da colonização" -, o escritor revê alguns momentos de nossa época colonial. O que mais chama a atenção nesses poemas é o poder de síntese do autor. No Pau-Brasil há ainda a descrição da paisagem brasileira, de cenas do cotidiano, além de poemas metalingüísticos.
(Oswald de Andrade - Pau-Brasil)

O Verso livre, o tom de prosa, a simplicidade da linguagem e a extrema condensação, ou síntese, são os principais elementos de modernidade deste poema-metalinguístico, poesia sobre poesia. Ele sugere a idéia da poesia como ingenuidade, surpresa, e também imaginação, invenção, magia, liberdade, na medida em que é associada ao universo infantil: um universo sem fronteiras entre sonho e realidade, um universo poético, portanto, que pode ensinar ao adulto, talvez não exatamente a descoberta, mas a redescoberta da poesia.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (3)

ver mais
Pau Brasil
Pau Brasil
Pau Brasil

Similares

(5) ver mais
Manifestos
Poesias reunidas
ANTROPOPHAGYA
Antropophagya Addendum

Resenhas para Pau Brasil (14)

ver mais
Um clássico da poesia brasileira
on 15/3/22


Você provavelmente já leu algum desses poemas em provas e você vai se deparar muito com a sensação de "eu já conheço", mas o livro traz explicações prévias e contextos históricos inseridos nos poemas.... leia mais

Estatísticas

Desejam28
Trocam1
Avaliações 3.7 / 262
5
ranking 26
26%
4
ranking 38
38%
3
ranking 26
26%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

36%

64%

Cris
cadastrou em:
03/12/2011 18:51:18
Mauricio
editou em:
13/08/2015 13:42:26

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR